CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Suplemento.

Este fim-de-semana foi marcado pela nossa 1ª viagem de passeio! Fomos passá-lo a Albufeira com os tios A. e P.
A nossa piolhita não estranhou em nada a viagem, mas durante a noite, pregou-me o 1º grande susto! Estava a chorar (como de costume) e queria maminha, fartou-se de mamar e num engasgo vomitou todo o leite que tinha ingerido... numa só golfada! Que susto...
De há uns dias para cá comecei a suspeitar da qualidade do meu leite! Ela mama cerca de meia hora (como recomendou o pediatra) parece que fica satisfeita, mas por vezes ao fim de 1 hora pede mais... outras vezes, quer mamar continuamente, se lhe desse 1 hora de maminha, ela aceitava... Durante a noite chegam a passar 4 horas e tenho que a acordar para lhe dar de mamar... Conclusão, hoje fomos pesá-la e só aumentou 50gr na sua 2º semana, começei a dar-lhe suplemento. Vamos ver como será a reacção dela! Ainda só provou uma vez, fez careta! Mas mesmo assim bebeu cerca de 20ml.
Continua chorona, tem dias...
Nem acredito que já tem 15 dias a minha pequenina... 15 dias e já nos virou a nossas vidas do avesso, as nossas prioridades, os nossos horários, os nossos maiores desejos, é tudo diferente!
Amamos-a cada dia mais...

7 opiniões:

disse...

ola lindas meninas.ao ver o teu post decidi comentar porque acho que deverias evitar dar suplemento a tua filhota sobretudo no primeiro mes.deves por a menina ao peito o mais possivel para teres muito leite,nao faz mal nenhum ela reclamar ao fim duma hora pois ela é pequenina e precisa disso.e tu dizes que de noite es tu quem a aocrda portanto se o teu leite nao fosse suficiente ela nao durmiria e chorava.tens de ter confiança em ti e na tua menina.quanto mais vezes ela mamar mais leitinho teras.e ela nao vai pedir sempre ao fim duma hora,isto sao fases.por isso eu aconselho te a evitar o suplemento e por a tua filhota ao peito mais vezes.um grande beijinho as duas.

Anónimo disse...

ola minha querida Mariana
olha adorei ler cada palavra q escreveste, so tenho pena do q passaste no hospital, realmente axo q nao ha direito de tratarem as pessoas assim.
Eu por acaso e q escolhi onde queria q os meus filhos nascessem e por acaso foi onde eu quiz, adorei pois tive equipas super simpaticas e prontas sempre ajudar....
mas pronto minha querida ja tens essa linda bebe nos teus bracos e se ela é linda, mas tambem tem a quem sair pois tem uma mama lindona.
Olha uma coisa, nao sou da opiniao da nossa amiga Be, isto pq eu d Mateus queria dar o maximo de tempo possivel de mama, mas nao consegui pois o leite nao estava la muito bom, tambem acontecia o mesmo q a ti, com 15 dias ele tambem comecou a ter q beber suplemento, mas ja agora informa-te com a pediatra e ve a opiniao dela axo sera a mais indicada.

Espero q continues a disfrutar ao maximo a tua menina, e aproveita bem pois passa tao rapido q nem damos por isso...
Quero ver se faco um miminho para a minha querida Eva e dps mando te ok.
Bjs grandes para voces as duas ha e claro tambem para o super papa q pelos vistos tens um maridao exelente...

Moranguinha disse...

Ainda não nasceu o meu feijão mas pelo que tenho lido e pelo que vejo dos antigos comentários e como a Bé diz ( e tem o meu voto!) se ela pedir mais que uma vez dá! Tem calminha! tudo se ajusta!

Beijokas!

Susana, Sérgio & Madalena disse...

alooooo linda,
não desesperes....... a minha tb tem engordado pouco e continua so a leite da maminha, eu insisto bastante e ás vezes até dou "fora de horas", pq como a bé diz, quanto mais estimulas o peito, mais ele produz leite.... e descansa porque não existe mau leite, ou leite fraco :))))))
Bjs grandes
Susana, Sérgio e Madalena

Mama Babada disse...

Ola!
É preciso teres calma, tudo se há-de compor, os horarios...
A minha Eva mamou 1 semana tive pouco leite...
Moras no Algarve, manda-me 1 mail ou adiciona-me ao msn
nidiapardal@hotmail.com

Lau disse...

A enfermeira que nos dá as aulas de pré-parto também diz a mesma coisa que a Bé! Que o nosso leite nunca é mau. E que no primeiro mês deves dar sempre que ele pedir! Mas de qualquer maneira fala com o pediatra, ou então pede ajuda em www.sosamamentacao.org.pt
vais ver que a coisa corre melhor.
Beijinhos grandes para vocês!

pOOka disse...

Olá Mariana,

Tenta continuar com o teu leite sim, é importante pois como deves saber no início ele é a fonte de anti-corpos do sistema imunitário da Eva.

Mas há que não ser mais papista que o pápa, se ela não está a aumentar de peso seguindo a curva espectável para o seu percentil então dá lhe um suplemento sim, e não te sintas mal por isso.

Eu amamentei exclusivamente os xisbunhirgos e só a partir dos 6 meses eles começaram naturalmente a deixar de querer a mama, a comer sólidos e sopinhas e a beber leite de formula, mas por vezes quando eram pequeninos parecia que estavam pendurados nas fofinhas todo o dia ;)

Mas veiculam-se nos media, nos centros de saúde e na sociedade em geral ideias erradas, sem olhar ao mal psicológico que fazem as mães sofrer, por vezes tão injustamente. Amamentar é importante sim, mas não é possivel em todos os casos, e não é por falta de instinto maternal ou por preguiça ou comodidade como já ouvi dizer.

É simplesmemte porque naquele caso não resultou - isto não é assim tão improvável acontece até na natureza com outros mamíferos! Por vezes a amamentação não resulta, e daí? Ainda bem que temos alternativas, há que aproveitá-las!

Há tantas pré-concepções de como deve ser o comportamento de uma "boa" mãe que se baseiam em premissas injustas! Acho que o essencial é saber que digam o que disserem os outros, por último quem vai decidir o melhor para ti e para a Eva são vocês as duas. Para já estão apenas a tentar perceber como funciona essa história da maternidade e estão a adaptar-se a ela, o que menos precisam agora é fundamentalismos ;)

Beijocas, e desculpa o testamento... emploguei-me!

pOOka