CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Feliz Natal!

Muito pouco tempo por estes lados...
Tanto que fazer, tanto! e sem tempo... grrr
Tu, piolha, estás o máximo! Nas birras... agora deste em não dormir noites inteiras, choras até eu te pegar ao colo, e em 2 segundos calas-te! manhosa....
Não há noite em que durmas tudo de seguida. já nem sei o que fazer. O quarto está quentinho, não há barulho... é manha tua, só pode!
Adiante! Estamos no Natal. Fogo, como passou depressa este ano! faz hoje precisamente um aninho que, finalmente, saímos contigo do hospital, directamente para a ceia de Natal. Ficando a promessa de que neste Natal de 2008, fosse tudo diferente! (Ohh Sr. pai Natal... esmerou-se hein?) E que diferente está a ser... em tudo!
A mami, com uma carraspana que só visto! A Titi, onde comemoremos a consoada, de cama, ainda mais encarraspanada (isto diz-se?) que a mami! A vovó com um crise de coluna. O teu grande amigo (e da mamã) está deveras triste com uma notícia que recebeu hoje!
Que mais virá???
Virá o pai Natal, cheio de presentes para ti princesa! faremos de tudo para que seja especial este Natal. Amanhã, dia 25 irás passar o dia com o pai.
Ficam os votos de uma Natal muito feliz para quem nos segue.
Com muita Saúde, Sorrisos e Cor!
Feliz Natal, amigos!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

18 Dezembro....

Hoje, quando te vestia, reparei mais uma vez como és linda e como estás crescida!
Faz hoje um ano que foste para o bloco operatório... O dia mais difícil da minha vida.
Um ano depois, estou muito mais rica, graças a ti. Cresci muito contigo, tão pequenina e ensinas tanto!
As tuas lágrimas murcham-me o coração, qual flor deixada sem água... Contudo o teu sorriso vale tudo, é tudo! Consegue encher de cor o dia mais cinzento do ano. Conseguem aquecer a alma aquando das tempestades.
Ver-te hoje, com saúde e tão crescida, enche-me de orgulho ter-te como minha filha!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Parabéns!!!

À vóvó, que hoje completa 50 aninhos.
E para ti princesa, que já contas com 15 meses...
Parabéns às minhas gajas!

Novidades... algumas, não todas ;)

Estiveste doente princesa.
Dei por mim, num banco de urgências do hospital pela primeira vez, contigo. Foi somente constipação, mas à falta de pediatras na zona e com quase uma semana de tosse e muito ranho, achei por bem levar-te ao médico disponível...
Foi somente constipação, pelo pouco que consegui arrancar aquele senhor que se diz médico. Para mim mais parecia alguém que somente prescreve medicação. Mas sobre pessoas mal formadas e frustradas com a vida não me quero pronunciar...
O que realmente interessa é que afastei a hipótese de algo pior a nível de brônquios e que, neste momento já estás recuperada!
Quanto ao teu desenvolvimento, aqui sim, sou uma autêntica mamã babada!!! reconheces inúmeros animais, partilhas com quem te rodeia tudo o que te chega ás mãos, sejam brinquedos, comidas ou outros objectos.~Quando não queres algo é com a cabeça que negas. Se houver algo que não quero que mexas, obedeces não sem antes tentar sorrateiramente, mexer novamente. Lá entendes que os maluquinhos não se devem contrariar, e fazes-me a vontade.
És muito meiga, mas sem ser demasiado exigente com a minha presença. Isto é, por força da necessidade, habituaste-te a brincar sozinha e ter a tua independência, mas de vez em quando vens ter comigo, para te fazeres ver (ou será para me controlares? ;) e adquirires mais uma centena de mimos. Satisfeita com estes, voltas à tua doce meninice de explorar todos os milímetros da casa.
Falas pelos cotovelos, pena que não se percebe... palpita-me que quando se perceber, vais ser uma autêntica tagarela!
Mudámos de casa! Queimámos os últimos cartuchos na casa que ficou para o papá, e mudámos-nos para a antiga casinha... A casinha de bonecas! Está a ficar muito confortável, o teu quarto está o máximo, e aos poucos ficará melhor, com os arranjos que faltam fazer. Adoras o terraço, coisa que não tínhamos na outra casa. Imagino no próximo verão... Piscina a aquecer com o sol... nós enfiadas lá dentro... humm! (Piscina insuflável, claro!).
Quanto á mami, pode-se dizer que está feliz...
Tu sentes essa felicidade e o teu sorriso reflecte o bem que isso te faz!
Por falar em sorriso, já contas com 9 dentes, quase quase 10...
Até breve!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

E ontem...

Começou a dar os primeiros passinhos... Não os vi, tenho pena...
Ainda que a medo, já se vai aventurando nestas andanças de explorar o mundo na vertical...

E a mami, este fim de semana, vai-te deixar aos cuidados das avós e tias...
(vou passear... xiiiuuuuuu!)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

15.10

15 de outubro...

Dia Internacional da perda gestacional...

porque há momentos que nunca se esquecem...

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

E o post abaixo,

foi escrito a 10.10.2008...

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Constipada...

Foi como andaste...

Noites duras para a mami, tive que te deitar ao meu lado, para poder ter-te sob o meu olhar mais atento e poder prestar auxílio se necessário, quando te engasgavas com a tosse.

Estavas com expectoração, resultado da constipação que te tem seguido. Mas agora parece que te recompuseste... finalmente!

Prisão de ventre é outra das coisas que me tem assombrado a vida... literalmente!!! Os fantasmas que estavam já guardados no armário, tendem a sair para me assombrar... Uma das coisas fundamentais após a tua cirurgia é o facto de teres de fazer o cocó TODOS os dias, impreterivelmente! E agora, que as refeições sólidas, fazem parte da tua dieta, tens sofrido como nunca dos intestinos... Tomas Parafinina diariamente, aumentei a dose diária..., e nesta última semana tive que te fazer Microlax todos os dias... Tu choras com a dor... e eu fico destroçada... Hoje já recebi uma mensagem da ama a dizer que tu já tinhas feito duas vezes... Boa filha!!!

Já reconheces os teus brinquedos pelo nome, "o Pocoyo?" e vais buscar o livro com ilustrações do mesmo, "o livro?" e vais buscar o teu livro preferido, o "porco?" e chegas-te perto do peluche... Reconheces assim inúmeros objectos e brinquedos...

Já conta com 6 dentes, 4 em cima e dois em baixo... para além de te ajudar a trincar os alimentos, descobriste que também é "giro" morderes a mami, caso ela queira explorar novas favolas...

E não é que adoras a Madonna? Não sei como nem porquê... E não sou grande fã, confesso, o pai muito menos... e ao mínimo acorde de qualquer música da rainha da Pop, é ver-te dançar, bater palminhas, numa grande excitação!! E esta??

Já te aborrecem os bonecos do Baby Tv, agora gostas mesmo é de Tv2, ou Panda, pela manhã, e Mtv á noite... O Baby Tv só serve para adormeceres.... é demasiado monótono não é?

Adormecer é outra fase para trabalhar. Enquanto não gatinhavas, não te viravas na cama, eu deitava-te, com a chucha e uma fralda de pano e tinha de virar costas para que adormecesses... e assim em 5 minutos ficavas a dormir, eu com o ouvido no intercomunicador....
Agora, desde que descobriste que estar em pé na cama é muito mais divertido que estar deitada, não há quem te faça adormecer onde devias (excepto na ama... truques!)
Geralmente bebes o teu leite (que já é o meu, o de vaca, Matinal meio gordo), e vais ficando cada vez mais molinha, ligo o baby tv (que resulta muito bem para dormires) e acabas por adormecer ao meu colo.
Se sentes alguém, para além de mim, em casa á noite... esquece!!! Não há colo, nem baby tv, nem leite que te façam dormir... Mesmo que seja a tia, o tio, a avó ou mesmo os amigos que sempre lá foram... não há hipótese, um dos inconvenientes de viver só... é uma excitação quando há mais alguém!


Resumindo, aos 13 meses estás fantástica... (aos 12 meses 76.50cm de altura e 9.500g de peso)...
Ainda não andas, mas também não tenhas muita pressa sim?
És a luz da minha vida bebé...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

1º Aniversário

Parabéns para ti...
parabéns para mim...

Ontem foi dia de festa, comemorámos o teu primeiro aniversário!
Foste para a tua ama, como sempre, e na hora de te ir buscar, apareceu o papá e a mamã, com um bolo (giraço por sinal) para cantarmos os parabéns!
Logo aí te sentiste o centro das atenções e até te esqueceste da constipação que te tem tirado a paciência e a vitalidade do olhar...
Fomos para casa, e a mami começou a tratar dos preparativos para a recepção dos convidados, enquanto o papá esteve a brincar contigo...
Foram chegando, e tu não estavas a achar muita piada a ter tantas pessoas em nossa casa, pois habitualmente somos só nós duas... e estamos muito bem assim!!!
Cada vez havia mais barulho e foste perdendo o medo e não tardou a conseguires as atenções todas para ti, batias palmas, palravas, gatinhavas por todo o lado, numa excitação nunca vista!!!
Por volta das 22h a casa cheia deu lugar a pouca gente, e depois de beberes o leite, adormeceste profundamente!!!
Foi um fim de dia excepcional,
Obrigada filha por me teres trazido tanta alegria neste ano que estamos juntas, a partilhar olhares, mimos, paixões...

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Mami surfista, filha gatinhadora!

Isto está giro está!
Não paras!!! Sempre a correr, ainda que em cima dos joelhos, de um lado para o outro. A minha sorte ainda é o parque que nos emprestaram para poder ter 10 minutos para o duche e vestir! A única vez que não te pus lá, havia, CD's pelo chão da sala, a Playstation estava ligada e tu, com o comando nas mãos!!! Raio dos genes pá!!! Onde é que aprendeste isso? Terá sido das poucas vezes em que o teu pai cá veio e jogou? não acredito... pura coincidência!

Esta semana estás particularmente feliz na ama... julgo que por já te moveres sem problemas e ela te deixar correr tudo, juntamente com os outros meninos. É palminhas, gargalhadas! Uma alegria, conta a Amélia.

A dificuldade agora encontra-se em te deixares dormir. Como descobriste que é muito divertido te sentares e explorar toda a cama, pronto, não há meio de te deixares dormir como dantes. É bem feito para mim, por me ter estado a gabar do teu comportamento para dormir. No Domingo tivemos uma festinha de aniversário de um amiguinho, onde se encontravam muitos bebés e crianças, e a tola da mami gabou-se de que te deitava na cama e virava costas para que adormecesses... Ora toma!!!

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Eu não disse?

À uma semana atrás, não disse eu que já corrias a casa toda?
Pois bem, a casa toda ainda não, tenho que te ter sempre debaixo de olho, mas é lindo ver a tua evolução a cada dia, e a confiança que vais sentindo em ti própria para avançar no "gatinhanço".
Hoje foste à praia com o papá e com a piscina que ele te comprou... qual peixinho na água! Adoras chapinhar, sentir o seu sabor. Adoras a areia, e deves achar que combina bem com a tua dieta alimentar, pois se houver distracção da nossa parte estás sempre a comê-la.
Já entendes o que é fazer "adeus" e mandar beijinhos... que delícia!!!
Adoras os nossos momentos de brincadeira, especialmente aqueles que envolvem muitos beijinhos, cócegas, e gargalhadas!!!
Quando te apetece, e não são tantas vezes quanto eu gostaria, dás-me beijinhos. Vens de boca aberta, muito ternurenta encostá-la á minha, para que eu faça uma festa, por tão contente ficar!
Este fim de semana a mami inicia uma nova actividade, o Surf... sim, quase com 30 é que lhe deu para estas coisas, vai com a "titi" Marina, iniciar esta aventura! Estamos super excitadas, tal qual duas adolescentes!
Se o bixinho ficar, daqui a 5 anos acompanhas a mami nestas andanças...

quinta-feira, 24 de julho de 2008

O teu quarto.

Hoje é a tua 2ª noite no teu quartinho.
As opiniões divergem, uns dirão que é tarde, outros que é cedo... Foi quando teve de ser e quando pôde ser, e principalmente quando ME apeteceu que fosse.
Porém, não dormiste lá sozinha, a mami acampou lá, sim acampou... que saudades tinha de dormir no colchão de campismo que coloquei ao lado da tua cama! No ano passado, por esta altura estava acampada (desta vez num parque a sério) com uma barriguita toda jeitosa! Tinha planos para acampar contigo este ano... não será fácil, mas nada é impossível!
Continuas com o ranho, já não é só água a sair do nariz, mas ranho mesmo. Mas não tens febre e continuas bem disposta, vou ver como estarás amanhã, se isto persistir, vamos ao pediatra que amanhã é dia de consulta.
Hoje já te colocaste na posição de gatinhar, já mudas os braços, mas gatinhas para trás.
Cá para mim, dentro de uma semana já estás a correr a casa (quanto mais não seja de marcha-atrás).

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Fez um ano...

...Este blog, fez um ano!

A 20 de Julho de 2007, dava início a este espaço. Tantas horas já partilhadas, tantas emoções!

Hoje, encontro-me já no 10º FMM, a Eva acompanha...


A piolha:

Ficou hoje a chorar, pela 2ª vez consecutiva.... Quer o colo da mãe, o seu porto de abrigo.

Regressámos à pouco do passeio, fomos ver o ambiente que se respira lá para os lados da Av. da Praia. Tantas cores, tanta gente, fascinaste com tudo.

Amanhã se o tempo permitir, voltaremos para a festa. Amanhã já com direito a concertos...

segunda-feira, 21 de julho de 2008

O regresso... ao fim de tanto tempo!

Mas tanto tempo mesmo!

A mamã têm andado muito preguiçosa! Não adianta desculpar-me com o trabalho, que é mais que muito, com a minha vida, que pouco permite... no excuses!!!

Preguiçosa, sim!

Desculpa-me bebé!

Perdir-te para não o seres também vai ser difícil... adiante!

És um espetáculo filha, ainda não sabias? Se calhar ainda não te tinha dito.... eh eh eh, acho que o escrevo em 90% dos post's.

Estás numa ama, que é tal como uma avó para ti, que te adora e te trata muito bem.

Hoje, pela 1ª vez ficaste a chorar, mas foi fruto do fim de semana, e de estares em baixo com espectoração e ranhinho.

Adoras os teus amiguinhos, com quem passas grande parte do dia. Qualquer criança que se cruze contigo na rua, também te prende a atenção. Adoras seres pequeninos como tu!

Isto de pequenina não tens nada, uma vez que com 10 meses estás com 8500g e 74 cm de altura... O pediatra até brincou com a situação dizendo que vai ser mau, muito mau quando tiveres 16 anos... a mãe preocupada perguntou porquê, ao qual ele respondeu que vais ser "muita gira"!!!

Já contas com duas favolas (leia-se dentes) no maxilar de baixo, que te dá um ar de ainda mais reguila!

És um amor para comer, o mesmo não se pode dizer em relação aos líquidos... É um problema fazer-te beber água!

Em relação ao teu coraçãozinho, confirmou-se um sopro, mas não apresentas qualquer doença cardíaca. Não teremos que repetir exames, somente "esquecer" tal como a médica cardiologista disse!

Ainda não gatinhas... A preguiça está no sangue... mas já te arrastas para trás.

De pé é mais fácil, desde que te apeteça, senão desatas num sapateado desenfreado, que não há braços que aguentem por muito tempo esses 8 quilos e meio a espernear!

Já dizes mamã, papá, pápa, bebé (muitas vezes bébe), e tantos outros sons que ainda não consegui tradução. Mas palras muito, quando te apetece, claro!

Sabes que há alturas em que tens de ficar sozinha a brincar, desde que a mami se encontre no raio da tua visão, porque tenho coisas a fazer enquanto estás acordada, isto de viver sozinha tem que se lhe diga, e não posso estar 100% dedicada a brincar contigo, embora o esteja dedicada a ti. Sinto que é positivo distinguires os momentos em que estou presente daqueles em que não estou, e sabes que há espaço para ambos, e que crias brincadeiras para cada um.

A mamã está muito magrinha (boazona, leia-se), estou com menos 6 kg em relação a quando engravidei, o que leva muita gente a perguntar se está tudo bem!!! Sim, está tudo bem, respondo... Cuscas! A minha vontade era de dizer, não estou péssima, o meu marido não vive comigo, sou sozinha para tudo, tenho uma bebé que precisa de mim a tempo inteiro, como quer que esteja? Mas não! Se não é isso que sinto, para quê alimentar ouvidos de cusquiçe?

Sim estou bem filha, sinto-me preenchida enquanto mãe, enquanto profissional... enquanto mulher, não me posso queixar muito, sinto-me "iluminada" pelo mundo, pelo sol de verão, e neste momento é do que preciso.
Agradeço os mimos (tantos!) deixados na caixa de comentários, é tão bom saber que há amigos á distância de um clique.

E hoje fico por aqui, sem promessas... mas com vontade de regressar em breve!




segunda-feira, 7 de abril de 2008


Em breve as minhas novidades...
A mami tem andado muito ocupada e por isso, este meu cantinho tem estado assim... meio abandonado! Haja paciência!
Aqui estou eu, numa sessão fotográfica, que a mami me fez... Num qualquer hotel do Porto.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Balanço dos 1ºs dias.

Querida filhota, és um espetáculo!
Na Terça-feira fui-te deixar na ama por um bocadinho, para te ambientares à casa, à D. Amélia e aos outros meninos. Choras-te um bocadinho (bem um bocadão) mas lá te entreteste com os outos meninos e assim a mamã veio embora mais descansada. (Com a lagrimita no cantinho do olho).
Passadas 2h30m (mais coisa, menos coisa) fui-te buscar, e encontrei-te muito bem disposta a ver um dos meninos a almoçar.
Na Quarta-feira já te deixei um pouco mais cedo, e ficaste para almoçar. Correu melhor, não choraste tanto, pelo menos a tua ama disse que só choramingavas de vez em quando. Enquanto lá estiveste recebi uma mensagem que dizia, "deixou-se dormir no carrinho e já está a dormir na cama dela". Uma querida a D. Amélia.
Hoje não foste porque a Sra teve que sair, amanhã também não irás porque vamos a mais uma consulta pós operatória, a Lisboa. Mas para a semana que vem não há desculpas e terás de lá ficar a cada dia mais horas...
És um espetáculo filha! És a minha força! Obrigada.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Amanhã...

Dia de a deixar na ama...
Pela 1ª vez!
Está-me a custar muito, tal como a todas as mamis que deixam os petizes pela 1ª vez ao cuidado de outrém, que não faz parte da família, mas que um dia mais tarde queremos que o sintam como tal.
Vai para a ama...
Por outro lado, sinto necessidade do "meu tempo".
Tenho mais 15 dias de férias, preciso de gozar estes últimos cartuchos.
A casa vazia... Que incrívelmente e estupidamente me começa a saber bem... até quando? Sensação de liberdade falsa, de conquista do nada.
Sentimento de pura desilusão. É o que resta. Desilusão.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Dias menos bons.

Minha querida filhota, tens te apercebido de algumas mudanças drásticas na nossa vida. Não tem sido nada fácil percorrer as 24 horas que os dias têm, para a mamã, e tu inevitavelmente sentes isso.
O modelo de família que te queria dar desmoronou-se, dando lugar a uma família mãe-filha no dia-a-dia.
Ainda és pequenina e não te vais aperceber desta mudança de forma a criar em ti algum trauma. Conhecerás duas famílias, a da mamã e a do papá.
Por vezes a vida prega-nos partidas e a melhor solução é a dissolução de um casamento que aos olhos de todos era perfeito...
Vão ser tempos difíceis, nós as duas, a rotina a duas, sozinhas. Mas vamos superar mais uma vez esta barreira que a vida nos pôs à frente, dar o salto por cima e conquistar mais uma batalha!
Não sei quando voltarei a escrever... Não me tem apetecido.
Sei que este é o teu cantinho em que deveria registar os teus dias e conquistas, mas de momento não tenho cabeça para o fazer.
Desculpa-me filhota.
Hei-de voltar, talvez daqui a uma semana, ou um mês...

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Apresento....

A abelhinha mais fofa deste Carnaval!


bzzzz bzzzz bzzzz


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

A nova dieta.

Hoje iniciámos a nova dieta de sólidos. Tal como o pediatra "mandou". Sopa com carne, fruta cozida, ao almoço, papa ao lanche, sopa de legumes e novamente fruta cozida ou banana esmagada ao jantar. As restantes refeições de leitinho.
Almoçáste bem (bendito borrego), não ligaste nenhuma à fruta, a papa do lanche foi uma maravilha e a surpresa maior foi a nova sopa de legumes à qual introduzi alface, que adoraste! Dei-te um puré de pêra cozida, mas fizeste com cada careta que fui logo esmagar meia banana e nada... não queres fruta! Mas também isto já é a mami a querer demais num só dia, não é?
Fiquei muito feliz por estares a aceitar melhor as refeições sólidas, se bem que quando vês a colher começas a chorar... Hás-de te habituar!
Agora dormes no sofá à espera do leitinho das 23h. Quando vires as mamocas e depois o biberão até te vais babar!!!
Obrigada filha, por tornares estes dias mais fáceis de passar.
Fomos ver o Carnaval dos Pequeninos de manhã! Que feliz estavas a ver toda aquela criançada e educadoras/professoras mascarados. Tu rias-te ao vê-los, o que pensarias? Mas gostaste e parece que vamos ter foliona!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Pediatra.

Aos 4 meses e 3 semanas fomos fazer a consulta dos 4 com o teu pediatra!
Tardeeee sim, sei! Mas como estava tudo ok e como és acompanhada pela equipa de cirurgiões da Estefânia, esperei até agora.
Solidos mamã? Como estão?
Introduzi as sopas antes das papas... Preferi que se habituasse ao sabor da sopa primeiro!
Claro que sim! Fez muito bem! Nem lhe ía aconselhar a começar pelas papas!
(mami 1 - Dr. 0)
Olhe Dr, a Eva tem feito birras descomunais em casa da avó, está a ser difícil a adaptação e eu começo a trabalhar em Fevereiro...
Ela habitua-se...
Pois mas não está bem a ver como é que a encontro! A gritar, com soluços e tosse de tanto chorar!
(....)
Reparo que qundo ela está perto de outras crianças, interage muito com elas...
Pois, mas já sabe a minha opinião. E contra mim falo, pois ao pô-la no infantário, ela vai-lhe aparecer com mais doenças em casa, e depois vem-me visitar!
Se bem que a integração dela será mais fácil... mas se puder evitar,evite!
Pois... Nem sei se vou conseguir vaga...
(mami 1 - Dr 1)
Vou-lhe dar a Rotarix aos 5 meses e depois aos 6 meses.
Ai é?
Sim, o que acha?
Se ela for para o infantário acho bem, mas se não for...
(mami 2 - Dr 1)
Pesou-te, mediu-te e alterou a conversa que tinhamos tido sobre a alimentação (quando e como introduzir os alimentos)
Quero a Eva a comer 2 sopas por dia!
Ao almoço com 30-50gr de carne, ao jantar só a mesma base de lugumes!
Ao lanche papa sem glúten.
Leite adaptado nº2 de manhã e à noite!
(... ok ...)
As sopas podem levar os legumes que eu quiser, com excepção de leguminosas. Um legume novo por semana. A carne a introduzir é Perú, Frango, Borrego e Vitela.
Ele quer-te mais pesadota!
(mami 2 - Dr. 2)
Um belo empate, portanto.
Um sopro no coração foi o que ele ouviu...
Fiquei para morrer!
Mas ele desdramatizou e disse que possivelmente nada seria. De qualquer das formas vamos fazer uma ecografia ao teu pum-pum para ver se esse reloginho está a 100%.

Trabalho.

Algo me dizia que quando vim para casa de baixa a 20 de Junho do ano passado, que jamais voltaria aquele local de trabalho. Não que não gostasse, estava era cansada da rotina que ele me proporcionava, queria mais agitação, aprendizagem, estímulos e responsabilidades diferentes.
Logo no teu 1º mês de vida fui chamada para uma entrevista que correu muito bem, ficando o lugar em "standby" até que as coisas assentassem, a tua cirurgia fosse feita, que a licença terminasse. Depois daria a minha disponibilidade e consoante a necessidade e momento oportuno seria chamada.
Pouco depois vejo que há outro lugar à minha disposição, mas o qual não me agradou.
Bolas!! Pensei eu, Há tantos anos a tentar mudar de profissão e agora é que me aparecem as oportunidades? Logo quando estou em exclusividade para a minha filha?
Há coisa de uma semana tive outra proposta! Sim, à 3ª é de vez! Desta feita a transição será pacífica, visto a entidade patronal ser a mesma mas a área totalmente diferente. A mamã vai trabalhar em algo que já trabalhou por pouco mais de um mês, mas que sempre ficou cá o bixinho!
E mais, ainda vou gozar a licença até ao fim e os 15 dias de férias que me competem referentes ao ano que findou.
Estou cheia de pica para iniciar esta nova fase da minha vida. Penso que será mais fácil, agora, voltar para o trabalho e ter que te deixar aos cuidados de outrém.

Sopa e Casamento.

O que se passa com as sopas? Não gostas de alho françês, não gostas dela mais aguada. Para ti a consistência tem de ser puré. A sopa tem que ter um sabor mais doce, daí a preferida ter sido a 1ª (batata, cenoura e uns bagos de arroz), estamos em aprendizagem, tu a experimentar novos sabores, eu a tentar acertar na consistência que mais te agrade.
De qualquer modo não tem sido fácil fazer-te comer a sopinha. No 1º dia foi fantástico - sorte de principiante?
A titi A. anda nos preparativos para o casório. Em Junho teremos festa rija e os papis vão ser os padrinhos! Pena ainda seres muito priri nessa altura, porque senão ajudavas os primos T. e C. a levar as alianças.
Vai ser uma festa muito especial para ti também, visto eles serem para ti quase uns pais. Visitam-te com frequência, fazemos passeios juntos e não estranhas em absoluto estes tios.
Um beijinho muito especial para eles.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Consulta, Coimbra, Sopa e Aniversário


Tantas coisas por contar e a minha mami não tem cá vindo por isto do blog em dia! Por isso resolvi vir cá eu, que já sei mexer nestas coisas (aprendi enquanto estive ao colo dela) e actualizar este quase semanário que ela está a escrever para mim.

Comecemos então pela consulta a que fui ao Centro de Saúde, a Sra. Enfª começou por pesar-me e já conto com 6050gr, depois mediu-me e apontou no carderninho 65,5cm! Estou no P.50 para o peso e P.95 para a altura! Depois teve uma conversa com a mami acerca das papas, sopas e frutinhas que irei comer! A seguir fui vista pela minha médica de família! Valha-me nossa senhora! Nem sei porque a minha mami ainda perde tempo para ir a estas consultas... a criatura percebe menos que a mami em relação a bebés e a única coisa que me faz é auscultar, ver os ouvidos e a garganta... Adiante! (esta é a minha fada Lili:))
Fui passear novamente a Coimbra, adoro aquilo e os meus papis como sabem disto estão sempre a ir para lá! Estive com o meu "priminho" Afonso, que já tem quase 3 anos, acho que os meu papi é o padrinho dele, seja lá o que isso quer dizer... Adoro os beijinhos dele, já estava habituada a eles quando estava na barrigona da mami. O Afonso sempre gostou de dar beijinhos na barriga, aguardando a minha chegada, agora que cá estou sou sobejamente amassada de mimos e beijos por parte do pequeno. Adoro-o!


Fiz a viagem na minha nova cadeira, depois de muito ponderar os papis resolveram comprar esta porque consigo ficar quase deitada, o ideal para mim nesta altura. É que o ovo já estava a ficar pequenino para as minhas pernocas, e agora viajo muito mais confortável. Também já me puseram a uso a minha cadeira fashion do meu carrinho, parece que há muitas iguais, ainda havemos de fazer uma concentração de Quinny num qualquer jardim, num qualquer dia de sol!

De regresso a casa, e aos meus 4 meses e 2 semanas, a mami e o papi mostraram-me uma coisa cor de laranja, estava numa tigela e traziam uma colher na mão... curiosa como sou fiquei a espreitar para tentar saber o que era aquilo, parecia-me ser a comidinha deles! Uii que feliz fiquei quando me deram a provar! Que boa sopinha! Adorei! Até fiz questão de abrir bem a minha boquinha para apanhar tudinho! Os meus papis ficaram tolinhos de todo... as figuras que os adultos fazem...




Foi o melhor presente que poderia ter dado ao meu papi que fez ontem 29 aninhos... tá a ficar velhote o homem! Mas cá para mim ele é tão criança quanto eu, faz cá umas macacadas para eu me rir! Ai o que eu me rio com ele! Ele ás vezes até tenta me adormecer, mas então, com ele já sei que é só mesmo para o pagode!

Feliz aniversário papi.


Esta foi a surpresa que a minha avó fez ao meu papi!

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Infantários.

Já estás inscrita em 2 infantários.
Como só se sabe se há vagas lá para Julho-Agosto, porque as entradas obedecem a um critério qualquer, o qual não me quiseram explicar, tentámos assegurar desde já a tua inscrição para entrares em Setembro.
Caso não haja, entretanto, uma vaga "surpresa/cunha" ficarás com a avó paterna até fazeres um ano. Entretanto já está preparado um quarto para ti na casa dos avós! Mesmo quando estiveres no infantário, muitas das vezes será a avó que te vai buscar.
A mamã já se apercebeu que vai ser complicado gerir o horário da amamentação a que tem direito, parece-me que vão haver dias em que saio às 19h... Isto de ser mulher/mãe numa empresa onde só trabalham mulheres é difícil... ainda por cima quando há mais a quererem sair mais cedo!
Hoje foi dia de picas. Fomos à vacinação dos 4 meses. Surpreendes-te tudo e todos com a tua reacção. Nem pestanejaste! "mérito da enfª" disse quem te administrou as vacinas (nem ela imagina que a mamã não a suporta. Ela sempre te fez mal quando te picou! E tem cá umas teorias...) ao qual respondi que tu estavas era calejada de picadas! "ao pé do que sofreu no hospital, isto não é nada!"
És uma valente, filha!
Amanhã temos consulta com a nossa médica de família, no C. Saúde. Vou pedir a prescrição para a vacina das gastroentrites e nem sei muito bem o que lá vamos fazer mais... São consultas completamente desprovidas de conteúdo, parece que a médica percebe tanto de bebés quanto eu!
Sorte que temos uma cirurgiã fantástica (vamos visitá-la na 6ª feira) e um pediatra porreiraço! Senão estávamos feitas.
Por falar em cirurgiã, espero que nos dê carta verde para a introdução dos sólidos, se assim for, no fim-de-semana, quando estivermos em Coimbra (e lá vais passear outra vez...) vais provar a tua 1ª sopinha e frutinha!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

O nó do afecto.

Numa das minhas visitas aos blogs em que não perco pitada, encontrei este texto. Sem palavras...
"Em uma reunião de Pais, numa Escola da Periferia, a Directora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-lhes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhasse fora, deveriam achar um tem pinho para se dedicar a entender as crianças.

Mas a directora ficou muito surpresa quando um pai se levantou a explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana.

Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando ele voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.

Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Mas ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho a que tentava se redimir indo beijá?lo todas as noites quando chegava em casa.

E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria.

Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.

A directora ficou emocionada com aquela história singela e emocionante.
E ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.

O fato nos faz reflectir sobre as muitas maneiras de um pai ou uma mãe se fazerem presentes, de se comunicarem com o filho.

Aquele pai encontrou a sua, simples, mas eficiente. E o mais Importante é que o filho percebia, através do nó afectivo, o que o pai estava lhe dizendo.
Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um beijo a um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias.

É válido que nos preocupemos com nossos filhos, mas é importante que eles saibam, que eles sintam isso. Para que haja a comunicação, é preciso que os filhos "ouçam" a linguagem do nosso coração, pois em matéria de afecto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.

É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afecto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o ciúme do bebê que roubou o colo, o medo do escuro. A criança pode não entender o significado de muitas palavras, mas sabe registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afecto e carinho.

E você... já deu algum nó no lençol de seu filho, hoje?"

Autor: desconhecido.

Treme, treme, treme...

Estava ontem com o papá no sofá a ver tv, quando sentimos o sofá a abanar... O papá olhou para mim de olhos esbugalhados! O que é isto? E eu nas minhas calmas (muito frequentes nestas situações) respondi que era um tremor de terra!
Foi um sismo de intensidade 4,7 na escala de Richter!
Só mais tarde é que me começei a "passar"!
E se...
E se fosse de maior intensidade...
E se não conseguisse chegar ao pé da menina (que dormia no quarto)...
E se...
Isto de ser mãe altera-nos o sistema todo! Dantes passava pelos sismos, trovoadas, tufões ou mesmo grandes temporais e adorava! Nunca senti medo, e agora ficam as questões, e se...

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

4 meses.

Fazes hoje 4 meses.
Gostas de dormir com a fralda na cabeça, hábito adquirido no hospital, porque as luzes eram fortes e estavam constantemente acesas.
Adoras o Baby Tv, o canal Panda, a Fox, aliás, gostas de tudo o que aparece no ecran... ficas de olhos arregalados e muito atenta a ver televisão.
A muda da fralda é para ti algo parecido a um SPA!!! Ficas muito contente com o cuzito ao léu! Avizinha-se um verão descascado...
Adoras conversa, conversa e mais conversa, em diferentes tons de voz e a toda a hora!
Continuas a amar o banhinho, mas o pior vem na hora de vestir. Choras porque queres continuar nua!
E por falar em vestir, não temos problemas em enfiar as camisolas pela cabeça, o mesmo não se pode dizer das mangas, sejam elas de camisolas ou casacos, simplesmente não gostas!
Estás comprida, estive a medir-te e já contas com 64cm de gente! O teu ovo já começa a ficar pequeno para as tuas pernocas, já estamos a ponderar a compra de uma cadeira auto e reformar o ovinho.
Ultimamente choras aos gritos na hora de dormir e comer. Ainda não descobrimos se serão dores (cólicas) ou é mesmo birra. Custa-nos a crer que o faças por birra porque é um choro muito aflitivo. Já te carregámos nos ouvidos e daí não te queixas, resta-nos acreditar que será consequência da operação e sejam cólicas.
Toda a gente diz que vêm por aí dentes! Tão cedo? pergunto eu... Mas o que é certo é que essas mãozinhas não saem da boca, pegas na parte dura da chucha e mordes e gostas que te massaje as gengivas.
Já pegas no biberão com as tuas mãos e aguentas muito tempo a agarrá-lo sozinha, quando sou eu que o estou a pegar fazes muita força para o tirar da boca!
Tens uma adoração por diversos brinquedos. A "Alice" - uma hipopótam'a' do móbil do ovo. A fada "Lili" que te ofereceu a avó. O "dorminhoco" que adormece contigo a tocar uma música de embalar. E os três bonequinhos que ainda não foram baptizados e que fazem parte do móbil que está no fraldário.
Se fosses como a mamã, podíamos-te deixar numa manta, rodeada de bonecos e ali ficavas tempos e tempos, mas não me parece! Tu queres é brincadeira com muita conversa à mistura!
Estás muito dependente de mim, ainda mais depois da temporada no hospital! Em Fevereiro tenho que voltar ao trabalho e já está a ser complicado gerir as coisas! Ainda temos um mês pela frente para te ires habituando à nova rotina.
Fazes 4 meses. E a cada dia enches-nos de doçura, brindas-nos com o teu sorriso lindo, iluminas-nos com o brilho dos teus olhos negros!
Não nos cansamos de dizer que és a razão das nossas vidas, tudo agora tem outro sentido.
Tudo se centra em ti.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Há 1 ano atrás...

... descobrimos que iria nascer uma rainha...
Foi dia 06.01.2007 que resolvi fazer o 3º teste de gravidez, o 1º a dar positivo! Passo a explicar.
No dia 24.12.2006 fiz o 1º antes de me dirigir ao hospital com uma brutal infecção urinária. Com receio de me prescreverem um qualquer antibiótico que prejudicasse a "imaginária" gravidez... Deu negativo, de qualquer maneira expliquei que estava a tentar engravidar e até já poderia estar grávida, omitindo assim, o facto de ter acabado de fazer o teste.
No dia 31.12.2006 fiz o 2º. De malas aviadas para o reveillon, e sem o periodo me aparecer, fiz o teste, que se revelou negativo mais uma vez! Fui descansadinha da vida para a festança e não me privei de beber uma sangria de champanhe deliciosa, o brinde da meia-noite e nos dias seguintes o meu adorado Baileys...
Mas a 06 de Janeiro e preocupada com os antigos negativos e sem sinal de menstruação, compro outro teste e fiz...
Estava aqui ao computador enquanto esperava pelo resultado, sozinha em casa! Após ver o resultado positivo, já não consegui tirar aquele sorriso tonto da cara!
A partir daí foram mais 8 meses de namoro pegado com a barriga. Como seria a (o) nossa (o) bebé, como seria ser mamã e papá! Muitas dúvidas, muitas mais alegrias! Apesar de ser uma gravidez mais que vigiada, com sustos à mistura e mil e um exames, foi uma gravidez perfeita! Aii as saudades!
Dia 6 de Janeiro ficará para sempre marcado nas nossas vidas como o dia em que o nosso sentido de vida se alterou! Foi o começo de uma experiência para todo o sempre. O dia em que descobrimos uma nova maneira de amar!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Um...

miminho para começar bem o ano!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Ao 100º post...


Comemoramos os teus 3 meses, 3 semanas e 3 dias!

Como tem sido habitual até aqui, faço sempre questão de assinalar estes dias!

Hoje com muita chuva e vento não foi propício para os nossos passeios habituais, mas no entanto não poderíamos deixar passar este dia sem sair... aliás, só não saíste à rua nos dias em que estiveste no hospital, de resto é regra nossa, um passeio por mais curto que seja!


Estás uma bebé super interactiva com os papás, palras muito e adoras que te cante as cantigas de embalar! seja a que hora do dia for...


Uma das coisas boas que desenvolveste enquanto estivemos no hospital foi brincar com os teus bonecos. Como não te podia pegar ao colo, tinha que te entreter com os bonecos que te acompanharam, agora adoras "falar" com eles, agarras-os e tentas pôr-los na boca... o que consegues sempre! As mãos, essas já quase que substituem a chucha! Grande guerra a nossa para te tirar as mãos da boca e convencer-te de a chucha é bem melhor! Damos meia volta e lá estás tu... a "roer" as mãos!

Ainda em relação ao hospital, aprendeste que adormecer sozinha também é bom! A mamã está delirante com este novo feito, adormeces em menos tempo, e há menos rabujiçe na hora do deitar! Pois claro que dantes ao colinho da mamã era mais gostoso, e quando sentias a cama a chegar perto do teu corpinho abrias os olhos e choravas! Querias mais colinho! Mas agora que estás mais crescida aprendeste a ser independente na hora do soninho...


Ó minha "fnacquiana" linda! (sim já és fnacquiana como os papás).

Envergonhaste-me à brava da última vez que lá fomos. Então não é que a sra da caixa estava toda derretida a olhar para ti e a elogiar a tua simpatia quando ao olhar para ela fizeste o favor de bolsar? Tipo, "blharg para ti, paga-te lá dos meus cd´s e dos livros da mamã que tenho mais que fazer!"


Hoje o tempo é curto para continuar a contar as tuas graçinhas, tenho que preparar as coisas para irmos passear amanhã, com os tios A. e P. até Albufeira! Antes vamos à Exponoivos (a mamã e o papá vão ser padrinhos do casório) e seguimos directamente para o chamado Allgarve! (isto há com cada um...)

Bem-vindo 2008!

Chegou devagar, contigo ao colo, quase em surdina porque a amiguinha M. já dormia.
Fomos para a casa dos amigos M, M e M... em Milfontes, as comemorações de novo ano são sempre melhores quando se juntam famílias com bebés, assim todos temos as mesmas preocupações.
Brindámos ao novo ano, que se avizinha fantástico, cheio de alegrias e bons momentos. Sabemos que sim!
O ano de 2007 foi especial, todo ele centrado em ti, daí ter sido o melhor das nossas vidas! Apesar das divergências no final, o balanço é mais que positivo e são esses os momentos que temos a recordar, para todo o sempre!
Um 2008 cheio de felicidade, com muita saúde, paz e alegria, que nunca falte o dinheirinho, que todos tenhamos sempre muitos sorrisos para dar e receber, que haja sempre oportunidade de passear, viajar, que se superem todos os obstáculos com uma "perna às costas" é o que desejamos para nós e todos os nossos amigos!
Viva 2008!