CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Pediatra.

Aos 4 meses e 3 semanas fomos fazer a consulta dos 4 com o teu pediatra!
Tardeeee sim, sei! Mas como estava tudo ok e como és acompanhada pela equipa de cirurgiões da Estefânia, esperei até agora.
Solidos mamã? Como estão?
Introduzi as sopas antes das papas... Preferi que se habituasse ao sabor da sopa primeiro!
Claro que sim! Fez muito bem! Nem lhe ía aconselhar a começar pelas papas!
(mami 1 - Dr. 0)
Olhe Dr, a Eva tem feito birras descomunais em casa da avó, está a ser difícil a adaptação e eu começo a trabalhar em Fevereiro...
Ela habitua-se...
Pois mas não está bem a ver como é que a encontro! A gritar, com soluços e tosse de tanto chorar!
(....)
Reparo que qundo ela está perto de outras crianças, interage muito com elas...
Pois, mas já sabe a minha opinião. E contra mim falo, pois ao pô-la no infantário, ela vai-lhe aparecer com mais doenças em casa, e depois vem-me visitar!
Se bem que a integração dela será mais fácil... mas se puder evitar,evite!
Pois... Nem sei se vou conseguir vaga...
(mami 1 - Dr 1)
Vou-lhe dar a Rotarix aos 5 meses e depois aos 6 meses.
Ai é?
Sim, o que acha?
Se ela for para o infantário acho bem, mas se não for...
(mami 2 - Dr 1)
Pesou-te, mediu-te e alterou a conversa que tinhamos tido sobre a alimentação (quando e como introduzir os alimentos)
Quero a Eva a comer 2 sopas por dia!
Ao almoço com 30-50gr de carne, ao jantar só a mesma base de lugumes!
Ao lanche papa sem glúten.
Leite adaptado nº2 de manhã e à noite!
(... ok ...)
As sopas podem levar os legumes que eu quiser, com excepção de leguminosas. Um legume novo por semana. A carne a introduzir é Perú, Frango, Borrego e Vitela.
Ele quer-te mais pesadota!
(mami 2 - Dr. 2)
Um belo empate, portanto.
Um sopro no coração foi o que ele ouviu...
Fiquei para morrer!
Mas ele desdramatizou e disse que possivelmente nada seria. De qualquer das formas vamos fazer uma ecografia ao teu pum-pum para ver se esse reloginho está a 100%.

Trabalho.

Algo me dizia que quando vim para casa de baixa a 20 de Junho do ano passado, que jamais voltaria aquele local de trabalho. Não que não gostasse, estava era cansada da rotina que ele me proporcionava, queria mais agitação, aprendizagem, estímulos e responsabilidades diferentes.
Logo no teu 1º mês de vida fui chamada para uma entrevista que correu muito bem, ficando o lugar em "standby" até que as coisas assentassem, a tua cirurgia fosse feita, que a licença terminasse. Depois daria a minha disponibilidade e consoante a necessidade e momento oportuno seria chamada.
Pouco depois vejo que há outro lugar à minha disposição, mas o qual não me agradou.
Bolas!! Pensei eu, Há tantos anos a tentar mudar de profissão e agora é que me aparecem as oportunidades? Logo quando estou em exclusividade para a minha filha?
Há coisa de uma semana tive outra proposta! Sim, à 3ª é de vez! Desta feita a transição será pacífica, visto a entidade patronal ser a mesma mas a área totalmente diferente. A mamã vai trabalhar em algo que já trabalhou por pouco mais de um mês, mas que sempre ficou cá o bixinho!
E mais, ainda vou gozar a licença até ao fim e os 15 dias de férias que me competem referentes ao ano que findou.
Estou cheia de pica para iniciar esta nova fase da minha vida. Penso que será mais fácil, agora, voltar para o trabalho e ter que te deixar aos cuidados de outrém.

Sopa e Casamento.

O que se passa com as sopas? Não gostas de alho françês, não gostas dela mais aguada. Para ti a consistência tem de ser puré. A sopa tem que ter um sabor mais doce, daí a preferida ter sido a 1ª (batata, cenoura e uns bagos de arroz), estamos em aprendizagem, tu a experimentar novos sabores, eu a tentar acertar na consistência que mais te agrade.
De qualquer modo não tem sido fácil fazer-te comer a sopinha. No 1º dia foi fantástico - sorte de principiante?
A titi A. anda nos preparativos para o casório. Em Junho teremos festa rija e os papis vão ser os padrinhos! Pena ainda seres muito priri nessa altura, porque senão ajudavas os primos T. e C. a levar as alianças.
Vai ser uma festa muito especial para ti também, visto eles serem para ti quase uns pais. Visitam-te com frequência, fazemos passeios juntos e não estranhas em absoluto estes tios.
Um beijinho muito especial para eles.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Consulta, Coimbra, Sopa e Aniversário


Tantas coisas por contar e a minha mami não tem cá vindo por isto do blog em dia! Por isso resolvi vir cá eu, que já sei mexer nestas coisas (aprendi enquanto estive ao colo dela) e actualizar este quase semanário que ela está a escrever para mim.

Comecemos então pela consulta a que fui ao Centro de Saúde, a Sra. Enfª começou por pesar-me e já conto com 6050gr, depois mediu-me e apontou no carderninho 65,5cm! Estou no P.50 para o peso e P.95 para a altura! Depois teve uma conversa com a mami acerca das papas, sopas e frutinhas que irei comer! A seguir fui vista pela minha médica de família! Valha-me nossa senhora! Nem sei porque a minha mami ainda perde tempo para ir a estas consultas... a criatura percebe menos que a mami em relação a bebés e a única coisa que me faz é auscultar, ver os ouvidos e a garganta... Adiante! (esta é a minha fada Lili:))
Fui passear novamente a Coimbra, adoro aquilo e os meus papis como sabem disto estão sempre a ir para lá! Estive com o meu "priminho" Afonso, que já tem quase 3 anos, acho que os meu papi é o padrinho dele, seja lá o que isso quer dizer... Adoro os beijinhos dele, já estava habituada a eles quando estava na barrigona da mami. O Afonso sempre gostou de dar beijinhos na barriga, aguardando a minha chegada, agora que cá estou sou sobejamente amassada de mimos e beijos por parte do pequeno. Adoro-o!


Fiz a viagem na minha nova cadeira, depois de muito ponderar os papis resolveram comprar esta porque consigo ficar quase deitada, o ideal para mim nesta altura. É que o ovo já estava a ficar pequenino para as minhas pernocas, e agora viajo muito mais confortável. Também já me puseram a uso a minha cadeira fashion do meu carrinho, parece que há muitas iguais, ainda havemos de fazer uma concentração de Quinny num qualquer jardim, num qualquer dia de sol!

De regresso a casa, e aos meus 4 meses e 2 semanas, a mami e o papi mostraram-me uma coisa cor de laranja, estava numa tigela e traziam uma colher na mão... curiosa como sou fiquei a espreitar para tentar saber o que era aquilo, parecia-me ser a comidinha deles! Uii que feliz fiquei quando me deram a provar! Que boa sopinha! Adorei! Até fiz questão de abrir bem a minha boquinha para apanhar tudinho! Os meus papis ficaram tolinhos de todo... as figuras que os adultos fazem...




Foi o melhor presente que poderia ter dado ao meu papi que fez ontem 29 aninhos... tá a ficar velhote o homem! Mas cá para mim ele é tão criança quanto eu, faz cá umas macacadas para eu me rir! Ai o que eu me rio com ele! Ele ás vezes até tenta me adormecer, mas então, com ele já sei que é só mesmo para o pagode!

Feliz aniversário papi.


Esta foi a surpresa que a minha avó fez ao meu papi!

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Infantários.

Já estás inscrita em 2 infantários.
Como só se sabe se há vagas lá para Julho-Agosto, porque as entradas obedecem a um critério qualquer, o qual não me quiseram explicar, tentámos assegurar desde já a tua inscrição para entrares em Setembro.
Caso não haja, entretanto, uma vaga "surpresa/cunha" ficarás com a avó paterna até fazeres um ano. Entretanto já está preparado um quarto para ti na casa dos avós! Mesmo quando estiveres no infantário, muitas das vezes será a avó que te vai buscar.
A mamã já se apercebeu que vai ser complicado gerir o horário da amamentação a que tem direito, parece-me que vão haver dias em que saio às 19h... Isto de ser mulher/mãe numa empresa onde só trabalham mulheres é difícil... ainda por cima quando há mais a quererem sair mais cedo!
Hoje foi dia de picas. Fomos à vacinação dos 4 meses. Surpreendes-te tudo e todos com a tua reacção. Nem pestanejaste! "mérito da enfª" disse quem te administrou as vacinas (nem ela imagina que a mamã não a suporta. Ela sempre te fez mal quando te picou! E tem cá umas teorias...) ao qual respondi que tu estavas era calejada de picadas! "ao pé do que sofreu no hospital, isto não é nada!"
És uma valente, filha!
Amanhã temos consulta com a nossa médica de família, no C. Saúde. Vou pedir a prescrição para a vacina das gastroentrites e nem sei muito bem o que lá vamos fazer mais... São consultas completamente desprovidas de conteúdo, parece que a médica percebe tanto de bebés quanto eu!
Sorte que temos uma cirurgiã fantástica (vamos visitá-la na 6ª feira) e um pediatra porreiraço! Senão estávamos feitas.
Por falar em cirurgiã, espero que nos dê carta verde para a introdução dos sólidos, se assim for, no fim-de-semana, quando estivermos em Coimbra (e lá vais passear outra vez...) vais provar a tua 1ª sopinha e frutinha!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

O nó do afecto.

Numa das minhas visitas aos blogs em que não perco pitada, encontrei este texto. Sem palavras...
"Em uma reunião de Pais, numa Escola da Periferia, a Directora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-lhes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhasse fora, deveriam achar um tem pinho para se dedicar a entender as crianças.

Mas a directora ficou muito surpresa quando um pai se levantou a explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana.

Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando ele voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.

Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Mas ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho a que tentava se redimir indo beijá?lo todas as noites quando chegava em casa.

E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria.

Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.

A directora ficou emocionada com aquela história singela e emocionante.
E ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.

O fato nos faz reflectir sobre as muitas maneiras de um pai ou uma mãe se fazerem presentes, de se comunicarem com o filho.

Aquele pai encontrou a sua, simples, mas eficiente. E o mais Importante é que o filho percebia, através do nó afectivo, o que o pai estava lhe dizendo.
Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um beijo a um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias.

É válido que nos preocupemos com nossos filhos, mas é importante que eles saibam, que eles sintam isso. Para que haja a comunicação, é preciso que os filhos "ouçam" a linguagem do nosso coração, pois em matéria de afecto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.

É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afecto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o ciúme do bebê que roubou o colo, o medo do escuro. A criança pode não entender o significado de muitas palavras, mas sabe registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afecto e carinho.

E você... já deu algum nó no lençol de seu filho, hoje?"

Autor: desconhecido.

Treme, treme, treme...

Estava ontem com o papá no sofá a ver tv, quando sentimos o sofá a abanar... O papá olhou para mim de olhos esbugalhados! O que é isto? E eu nas minhas calmas (muito frequentes nestas situações) respondi que era um tremor de terra!
Foi um sismo de intensidade 4,7 na escala de Richter!
Só mais tarde é que me começei a "passar"!
E se...
E se fosse de maior intensidade...
E se não conseguisse chegar ao pé da menina (que dormia no quarto)...
E se...
Isto de ser mãe altera-nos o sistema todo! Dantes passava pelos sismos, trovoadas, tufões ou mesmo grandes temporais e adorava! Nunca senti medo, e agora ficam as questões, e se...

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

4 meses.

Fazes hoje 4 meses.
Gostas de dormir com a fralda na cabeça, hábito adquirido no hospital, porque as luzes eram fortes e estavam constantemente acesas.
Adoras o Baby Tv, o canal Panda, a Fox, aliás, gostas de tudo o que aparece no ecran... ficas de olhos arregalados e muito atenta a ver televisão.
A muda da fralda é para ti algo parecido a um SPA!!! Ficas muito contente com o cuzito ao léu! Avizinha-se um verão descascado...
Adoras conversa, conversa e mais conversa, em diferentes tons de voz e a toda a hora!
Continuas a amar o banhinho, mas o pior vem na hora de vestir. Choras porque queres continuar nua!
E por falar em vestir, não temos problemas em enfiar as camisolas pela cabeça, o mesmo não se pode dizer das mangas, sejam elas de camisolas ou casacos, simplesmente não gostas!
Estás comprida, estive a medir-te e já contas com 64cm de gente! O teu ovo já começa a ficar pequeno para as tuas pernocas, já estamos a ponderar a compra de uma cadeira auto e reformar o ovinho.
Ultimamente choras aos gritos na hora de dormir e comer. Ainda não descobrimos se serão dores (cólicas) ou é mesmo birra. Custa-nos a crer que o faças por birra porque é um choro muito aflitivo. Já te carregámos nos ouvidos e daí não te queixas, resta-nos acreditar que será consequência da operação e sejam cólicas.
Toda a gente diz que vêm por aí dentes! Tão cedo? pergunto eu... Mas o que é certo é que essas mãozinhas não saem da boca, pegas na parte dura da chucha e mordes e gostas que te massaje as gengivas.
Já pegas no biberão com as tuas mãos e aguentas muito tempo a agarrá-lo sozinha, quando sou eu que o estou a pegar fazes muita força para o tirar da boca!
Tens uma adoração por diversos brinquedos. A "Alice" - uma hipopótam'a' do móbil do ovo. A fada "Lili" que te ofereceu a avó. O "dorminhoco" que adormece contigo a tocar uma música de embalar. E os três bonequinhos que ainda não foram baptizados e que fazem parte do móbil que está no fraldário.
Se fosses como a mamã, podíamos-te deixar numa manta, rodeada de bonecos e ali ficavas tempos e tempos, mas não me parece! Tu queres é brincadeira com muita conversa à mistura!
Estás muito dependente de mim, ainda mais depois da temporada no hospital! Em Fevereiro tenho que voltar ao trabalho e já está a ser complicado gerir as coisas! Ainda temos um mês pela frente para te ires habituando à nova rotina.
Fazes 4 meses. E a cada dia enches-nos de doçura, brindas-nos com o teu sorriso lindo, iluminas-nos com o brilho dos teus olhos negros!
Não nos cansamos de dizer que és a razão das nossas vidas, tudo agora tem outro sentido.
Tudo se centra em ti.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Há 1 ano atrás...

... descobrimos que iria nascer uma rainha...
Foi dia 06.01.2007 que resolvi fazer o 3º teste de gravidez, o 1º a dar positivo! Passo a explicar.
No dia 24.12.2006 fiz o 1º antes de me dirigir ao hospital com uma brutal infecção urinária. Com receio de me prescreverem um qualquer antibiótico que prejudicasse a "imaginária" gravidez... Deu negativo, de qualquer maneira expliquei que estava a tentar engravidar e até já poderia estar grávida, omitindo assim, o facto de ter acabado de fazer o teste.
No dia 31.12.2006 fiz o 2º. De malas aviadas para o reveillon, e sem o periodo me aparecer, fiz o teste, que se revelou negativo mais uma vez! Fui descansadinha da vida para a festança e não me privei de beber uma sangria de champanhe deliciosa, o brinde da meia-noite e nos dias seguintes o meu adorado Baileys...
Mas a 06 de Janeiro e preocupada com os antigos negativos e sem sinal de menstruação, compro outro teste e fiz...
Estava aqui ao computador enquanto esperava pelo resultado, sozinha em casa! Após ver o resultado positivo, já não consegui tirar aquele sorriso tonto da cara!
A partir daí foram mais 8 meses de namoro pegado com a barriga. Como seria a (o) nossa (o) bebé, como seria ser mamã e papá! Muitas dúvidas, muitas mais alegrias! Apesar de ser uma gravidez mais que vigiada, com sustos à mistura e mil e um exames, foi uma gravidez perfeita! Aii as saudades!
Dia 6 de Janeiro ficará para sempre marcado nas nossas vidas como o dia em que o nosso sentido de vida se alterou! Foi o começo de uma experiência para todo o sempre. O dia em que descobrimos uma nova maneira de amar!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Um...

miminho para começar bem o ano!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Ao 100º post...


Comemoramos os teus 3 meses, 3 semanas e 3 dias!

Como tem sido habitual até aqui, faço sempre questão de assinalar estes dias!

Hoje com muita chuva e vento não foi propício para os nossos passeios habituais, mas no entanto não poderíamos deixar passar este dia sem sair... aliás, só não saíste à rua nos dias em que estiveste no hospital, de resto é regra nossa, um passeio por mais curto que seja!


Estás uma bebé super interactiva com os papás, palras muito e adoras que te cante as cantigas de embalar! seja a que hora do dia for...


Uma das coisas boas que desenvolveste enquanto estivemos no hospital foi brincar com os teus bonecos. Como não te podia pegar ao colo, tinha que te entreter com os bonecos que te acompanharam, agora adoras "falar" com eles, agarras-os e tentas pôr-los na boca... o que consegues sempre! As mãos, essas já quase que substituem a chucha! Grande guerra a nossa para te tirar as mãos da boca e convencer-te de a chucha é bem melhor! Damos meia volta e lá estás tu... a "roer" as mãos!

Ainda em relação ao hospital, aprendeste que adormecer sozinha também é bom! A mamã está delirante com este novo feito, adormeces em menos tempo, e há menos rabujiçe na hora do deitar! Pois claro que dantes ao colinho da mamã era mais gostoso, e quando sentias a cama a chegar perto do teu corpinho abrias os olhos e choravas! Querias mais colinho! Mas agora que estás mais crescida aprendeste a ser independente na hora do soninho...


Ó minha "fnacquiana" linda! (sim já és fnacquiana como os papás).

Envergonhaste-me à brava da última vez que lá fomos. Então não é que a sra da caixa estava toda derretida a olhar para ti e a elogiar a tua simpatia quando ao olhar para ela fizeste o favor de bolsar? Tipo, "blharg para ti, paga-te lá dos meus cd´s e dos livros da mamã que tenho mais que fazer!"


Hoje o tempo é curto para continuar a contar as tuas graçinhas, tenho que preparar as coisas para irmos passear amanhã, com os tios A. e P. até Albufeira! Antes vamos à Exponoivos (a mamã e o papá vão ser padrinhos do casório) e seguimos directamente para o chamado Allgarve! (isto há com cada um...)

Bem-vindo 2008!

Chegou devagar, contigo ao colo, quase em surdina porque a amiguinha M. já dormia.
Fomos para a casa dos amigos M, M e M... em Milfontes, as comemorações de novo ano são sempre melhores quando se juntam famílias com bebés, assim todos temos as mesmas preocupações.
Brindámos ao novo ano, que se avizinha fantástico, cheio de alegrias e bons momentos. Sabemos que sim!
O ano de 2007 foi especial, todo ele centrado em ti, daí ter sido o melhor das nossas vidas! Apesar das divergências no final, o balanço é mais que positivo e são esses os momentos que temos a recordar, para todo o sempre!
Um 2008 cheio de felicidade, com muita saúde, paz e alegria, que nunca falte o dinheirinho, que todos tenhamos sempre muitos sorrisos para dar e receber, que haja sempre oportunidade de passear, viajar, que se superem todos os obstáculos com uma "perna às costas" é o que desejamos para nós e todos os nossos amigos!
Viva 2008!