CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

O regresso e Natal.

24.12.2007
Regressámos a casa!
Ao fim de 8 dias no hospital tiveste alta!!!
Estás óptima, do ponto de vista clínico, os pontos a sarar muito bem, e tudo a funcionar correctamente! Não viemos mais cedo por causa dos antibióticos, que tiveste que tomar!
Chegámos à nossa casinha e a avó já tinha tudo preparado para o nosso regresso! Foi chegar e jantar!
Estávamos cansados, muito cansados!
O papá pelo stress de andar cá e lá quase todos os dias, pelo acidente...
Tu, bebé, por tantas interrupções no teu soninho, pelo ambiente que não te era familiar.
E eu... bem eu cá me fui arranjando, dormia num cadeirão que até reclinava, com a roupa que trazia vestida (não podia vestir pijama), comia à pressa sempre com medo que acordasses e começasses uma choradeira daquelas! Com o coração apertadinho por ainda não ter falado em condições e a sós com o papá, para saber como ele estaria em relação a tudo o que lhe aconteceu!
Acabado o jantar, abriram-se os presentes, e pouco depois estávamos na caminha! Uiii uma almofada!
Adormeceste e dormiste a noite toda! Acordaste de manhã para beber o teu leitinho e cama outra vez... mais umas 5 horas! Estávamos com sede de cama e sossego!
Não foi, de todo, o Natal que imaginei para nós! O teu 1º Natal!
Mas o que é certo é que antes este, em que não te apercebes das coisas do que, um mais tarde em que te marcasse para sempre!
Para o ano será melhor!

domingo, 30 de dezembro de 2007

Acidente :(

22.12.2007
Estávamos nós desejosas que o papá terminasse o trabalho, se pusesse ao caminho para nos vir ver quando recebo uma chamada do papi.
Estava a lamentar não poder ir ter connosco nesse dia, que se tinha aleijado no trabalho... Num dedo...
"tens para aí um dedo partido não?" perguntei eu, no meu tom de voz mais prático e falsamente despreocupado!
"Quase de certeza" diz ele... "mas não te preocupes que eu estou bem e vou agora ao hospital para ver isto"
Desliguei o telemóvel com a sensação de "vem aí bomba".
Uma hora depois não conseguindo contactá-lo e estando a 160km de distância, ponho em alerta a tia e o tio, que se puseram logo a caminho do hospital.
Outra chamada... "vai ser transferido para um hospital central, ou S. José ou Sta Maria, aquilo está feio..."
Impotente, novamente com aquela sensação de vácuo, sem saber como agir e pensar! Em 1º lugar estava ali contigo, não te podia deixar! em 2º lugar sabia que a tia iria cuidar muito bem dele, e encaminhá-lo para onde fosse preciso.
O papá, 6 horas depois do acidente foi atendido no hospital de Sta Maria, encaminhado para a cirurgia plástica, com poucas perspectivas de lhe salvarem o dedo! E assim foi, perdeu parte do polegar direito. Ficou bem, não só de dor física (que neste caso é o menos importante), mas de dor psicológica recuperou muito bem. Tenho uma família de fibra!!!
Papi, vais continuar a fazer o que sempre fizeste! A tua arte está na cabeça e não no dedo que perdeste! Os teus hobbies continuarão a ser os mesmos e os teus desenhos estarão sempre a ganhar qualidade.

Últimas - parte II.

22.12.2007
Com 6 dias de hospital começamos a nos habituar à rotina.
Dia 18 foste para o bloco... Toleraste bem o jejum que começaste às 00h. Pouco passava das 9h quando te levei, ao colo, para o bloco operatório, custou-me mais entregar-te do que o tempo de espera da cirurgia. Só por volta das 12,45h me chamaram para o recobro.
Estavas bem, a cirurgia tinha corrido muito bem! E segundo a médica que te operou, das malformações que existem do tipo da tua, esta é das mais simples!
Durante as horas em que estivemos à espera, fui invadida por um vazio, um vácuo... Não consegui pensar me nada, não senti nada, parece que as emoções ficaram suspensas, num plano inatingível, superior ao que nos encontramos. Tivemos a visita dos nossos grandes amigos, que estão sempre lá, onde e quando é preciso. Ajudou, em muito, o tempo a passar!
Quando entrei no recobro, estavas a acordar, assustada e a chorar, não de dor porque estavas sedada, mas de medo do que te rodeava, máquinas, tubos, sonda, mãos ligadas... e fome!
Dei-te muitos miminhos, molhei-te a chucha em água com sacarose, para te confortar. Em breve tínhamos alta do recobro e estaríamos na enfermaria para poderes descansar. (Não foi necessário ir aos cuidados intensivos passar o resto do dia).
Dormiste toda a tarde e noite, somente acordavas quando estavas incomodada com o barulho que uma mãe insistia em fazer.
É assim, filha, há pessoas que não conseguem ter respeito pelos próprios filhos, quanto mais pelos filhos dos outros... Adiante.
Nos últimos dias sentes-te incomodada com os pontos. cada vez que temos que tocar neles ficas com dor ou receio que a dor volte. Mas já está a melhorar e toleras muito mais essas mexidas, que são mesmo inevitáveis.
Voltaram as cólicas, ontem à noite queixaste-te muito de dores de barriga. A mamã fartou-se de avisar que só te davas com o teu leite, mas a cozinha de leites não aceitou a lata que trouxemos porque estava aberta (abriram-na aqui na enfermaria... logo no 1º dia) e tens bebido o leite do hospital. É mais saboroso, mas faz-te tão mal! Hoje o papá vai tentar resolver a situação trazendo 2 latas do teu leitinho. (quando escrevi isto nem imaginava o que ainda estava para vir...)

Últimas!

17.02.2007
Demos entrada no serviço de cirurgia ontem, mas só hoje começaram as manobras de preparação para a cirurgia.
És uma menina exemplar, deixas que te tirem sangue, que te puncionem as veias para o soro e medicação. Choras um pouco, mas minutos depois já presenteias toda a gente com os teus sorrisos e boa disposição.
És a mais novinha do serviço. À excepção da menina que partilha a enfermaria contigo, todos os outros já andam.
Amanhã é O dia. O dia pelo qual tanto tenho esperado e angustiado. Vais ficar entregue a uns senhores todos vestidos de verde, a mamã contou-te que são os gnomos mágicos do Natal. Vivem na floresta encantada onde se avistam mil e uma estrelas cadentes. Eles vão cuidar bem de ti.
Tens te portado muito bem, filha. Comes, brincas com a mamã e o papá, reconheces os teus brinquedos que te acompanham no berço, dormes o quanto te deixam dormir. Há sempre outras crianças a passear no corredor, os passos das enfermeiras, os choros (aqui ao lado fica a unidade de queimados...)
Há um ar de angustia em cada pai e mãe que aqui estão. Não se podia esperar outra coisa. São crianças acidentadas, queimadas, com cancro e até as há que já têm alta médica mas por segurança das mesmas, as assistentes sociais não autorizam a sua saída... Todas elas já passaram ou vão passar pelo bloco operatório.
Custa-nos muito cá estar. Prometi-te que não vacilava à tua frente. Desculpa filha, por ter quebrado essa promessa. Hoje de manhã acordei particularmente sensível e não consegui conter as lágrimas. Mas todo o pessoal que aqui trabalha tem ajudado a superar esta angustia. Basta vê-los a cuidar de ti com tanto carinho e dedicação. Agora dormes tranquila no berço ao meu lado. A partir da meia-noite começas a dieta zero.
E amanhã será outro dia!

sábado, 15 de dezembro de 2007

Mais picas e consulta de anestesia.

Ontem picaram-te pela 2ª vez nesta semana. Desta vez para te tirar sangue. Gostei imenso das manobras anti-dor feitas na Estefânia. Pensos anestésicos... nem sabia que existiam! Pelos vistos podem ser aplicados com 1 hora de antecedência no caso de tirar sangue e com 2 horas de antecedência para as vacinas. Isto de viver na província tem destas coisas... Não somos esclarecidas pelos profissionais de saúde que temos ao dispor. Já me podiam ter dado a conhecer e assim tinha minimizado o sofrimento da dor das vacinas... adiante!
O teu sangue foi para análise, a tua cirurgia está incrivelmente próxima e era mesmo necessário saber se está tudo ok.
Amanhã vamos para o hospital, para o quartinho que vamos ocupar por uma semana. Espero que as pessoas que irão partilhar o quarto connosco sejam porreiras, assim ajuda o tempo a passar.
Com a consulta de anestesia, não consegui tirar as dúvidas, aliás, a médica quis foi despachar, porque hospitais públicos é mesmo assim, apinhados de crianças (infelizmente).
Mas tivemos uma reunião com uma enfermeira que foi um anjo. Explicou-me quase todas as questões em que tinha dúvidas, restando apenas umas quantas para o cirurgião, essas serão feitas quando já estivermos internadas.
Será uma intervenção de 2 a 3 horas... A mamã e o papá vão-te acompanhar ao bloco operatório e no recobro, quando acordares, a mamã estará lá para te dar miminhos. Depois, mediante a tua recuperação, viremos para casa ao fim de 4-5 dias.
A nossa cabeça anda a mil, parecemos umas baratas tontas! E infelizmente, apesar do esforço que fazemos, tu começas a aperceber-te que algo vai acontecer, reflectindo-se no teu comportamento. Estás muito assustadíça, choras com muito mais frequência e intensidade. Estranhas mesmo as pessoas conhecidas, choras ao olhar para elas. Sentimos-te nervosa e lutamos para te transmitir tranquilidade. Parece que pouco estamos a conseguir...
Já fiz a nossa mala, aliás tivemos direito a mala nova, pois as que tinha cá em casa eram todas pequenas. Está cheia de coisas tuas, poucas minhas, alguns brinquedos teus também e muitos, muitos miminhos e beijinhos que lá pus, para que nada te falte.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Vacinas.

Foi só uma pica, que pouco te deu. Choramingaste por um instante, mas desta vez foste forte e passou logo a dor. Talvez fosse pela presença do papá, não quiseste mostrar o teu lado vulnerável.
Fomos almoçar à casa dos vovós e mais uma vez choraste no colo deles. Oh pah, filha, assim não! Vá lá tens mesmo que te habituar a eles piolha! Hoje tens desculpa, pode ser que estivesses aborrecida pela vacina...
Ao contrário do que se passou na última vacinação, até agora não fizeste febre. Andas um pouco mais dorminhoca, só isso!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

A música.

Esta é a música que nos tem perseguido.

Em telemóveis, no carro, no café, enfim está em todo o lado!
Talvez por isso já a conheces tão bem que quando começamos a cantarolar tu tentas imitar! Olha só!

3 Meses e Aniversário.

Hoje a vovó materna faz anos! Fomos-lhe entregar o presente, se bem que o melhor presente és mesmo tu, segundo as palavras da própria. Estava linda, como sempre, toda arranjadinha, ia almoçar com uns amigos.

Tu, princesa, fazes 3 meses! Se o teu 1º mês foi complicado para os papás, o mesmo não se aplica aos outros dois. Parece impossível a velocidade em que o tempo passa. Por vezes, ao olhar para ti, tenho vontade de parar o tempo. Ficar contigo a desfrutar a tua meiguice e doçura. Passo 24 horas contigo e acho pouco, demasiado pouco neste mundo que insiste em viver a correr. Como o tempo passa depressa...

Há um ano atrás eras uma sementinha dentro de mim, sem eu saber da tua existência, mas rezando para que lá estivesses. Hoje, realizado o nosso sonho, somos mais felizes.

sábado, 8 de dezembro de 2007

eh eh eh

Para que fique registado, hoje a dois dias de fazeres 3 meses, dobraste o riso pela 1ª vez.
Estavas ao colo do papá e a mamã começou a dar-te beijinhos, nisto começaste a dobrar o riso numas gargalhadinhas deliciosas! Oh que orgulho sentimos nós. Há sempre algo novo a cada dia que passa.
Andas numa fase, espero eu que seja curta, de estranhar os colos. No momento em que te apercebes que não é a mami ou o papi a quem estás encostada, desatas num berreiro que só visto...
Um dia destes os papás deixaram-te na casa da avó para irem às compras, a verdadeira intenção é de te ires habituando à casa e ás pessoas, pois é lá que vais ficar até ires para o infantário. Pois o período que estiveste sem os papás não chegou a uma hora. Assim que saímos de carro, choraste tanto que a avó ficou perplexa sem saber bem o que fazer para te acalmar. Julgámos que seria fome, embora ainda fosse cedo para comer (e tu até és bem certinha com os horários da paparoca).
Tinhas os olhinhos tão vermelhos de tanto chorar!
Dois dias depois a avó veio cá a casa para cuidar de ti enquanto a mamã passava a ferro e arrumava a casa. Pois então... Queriassss... Ao colo dela não querias estar, choraste tanto filha, que a mamã não conseguiu fazer nada até adoptarmos um sistema de colocar no regaço da avó uma camisola minha (que tivesse o meu cheiro), e só assim acalmaste e adormeceste.
Tive a prova de que no outro dia o que sentiste foi a nossa falta e não fome! Como isso me parte o coração.
Como será quando for trabalhar? Tens que te habituar ao colinho da avó, querida!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O Natal...

... é passado em casa!
Hoje a mamã recebeu uma chamada da parte do teu cirurgião.
A operação foi antecipada.
O papá não achou muita piada, pois queria mais tempo para se mentalizar, agora a mamã ficou contente, assim arrumamos o caso quanto antes.
Não gosto de ter tempo para me preparar, nunca gostei. As melhores vitórias na minha vida foram assim, fruto de antecipações ou improvisações. Sou uma pessoa que quando é para fazer alguma coisa tem que ser feita na hora, nada de planos e esquemas muito pensados.
Faço as coisas de cabeça quente e até hoje não me tenho dado mal.
A tua cirurgia é mais cedo, portanto. Rezo para que a tua recuperação seja um flash!
O meu colinho, os meus miminhos vão-te ajudar. Sou o teu porto de abrigo e vou lá estar a 200% para ti, para minimizar a tua dor.
Vou chorar, sei que me irei abaixo, mas nunca ao pé de ti, prometo.
Vai ser uma semana difícil para todos nós, papás, família e amigos, mas que irá passar tão depressa quanto uma estrela cadente.
E um dia vou-te ensinar, que aquela estrela que corre no céu, um dia correu por ti. Foi um anjinho, lá de cima, que te enviou magia na forma de luz, para que então estivesses aqui, ao pé de nós. E de cada vez que olhares para uma, é sinal que mais um menino está a receber essa luz mágica para que fique para sempre junto dos papás.
Teremos um Natal lindo, o teu primeiro Natal! No quentinho da nossa casa, juntinhos aos que mais nos amam.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

E ainda dizem...

... que estar de licença de parto são umas férias...
Quantas de nós já ouvimos a célebre frase: "Então agora ficas 5 meses de férias!"
Pois claro! Férias!!!
Se eu estivesse de férias, não estaria a ficar "esquecida" das coisas...
Hoje o papá chamou-me pelo nome. Quando ele o faz, aí vem boa...
"Mariana, chega aqui sff".
Qual não é o meu espanto quando vejo o biberão da minha filhota no caixote do lixo!!! Depois disso, lembro-me perfeitamente de o pôr lá convencidíssima de que o estava a colocar no local correcto...
Férias... pois bem!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Pois é no que dá andar a fazer testes, descobrem-se coisas como esta! hummm pode ser... até nem é mentirinha nenhuma...

Já agora, assim como nem quer a coisa, gosto da personagem mas detesto abelhas!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

O teu soninho.

Hoje dormiste 10 horas seguidinhas!
Ah pois é, piolhita tu sabes o que é bom fazes o favor de dormir bem para a mamã andar descansada!
Tens feito uma média de 7-8 horas, mas nestas últimas noites foram cerca de 9...
Hoje presenteaste-me com 10 deliciosas horinhas de sono...
Claro que eu já estava acordadíssima, de um lado para o outro a ver se acordavas...
És delíciosa baby!

Baby Talk

The secret Language of Babies.
No Sábado, ao fazer zapping parei no programa da Oprah. Estavam a falar de bebés...
Priscilla Dunstan descobriu a linguagem secreta dos bebés.
Há 5 palavras que eles nos podem dizer antes de começar o choro. Essas palavras são meros reflexos que todos os bebés têm. Usam-nas para comunicar connosco, alertando-nos para o que os está a incomodar. Uma vez ignoradas eles deixam de as pronunciar, visto que não obtêm qualquer resposta por parte das mamãs, por volta dos 3 meses de idade!
"eh" - arroto
"owh" - sono
"neh" - fome
"eairh" - gases
"heh" - fralda
Vejam mais no site da Oprah, é incrível!
E aqui onde se pode comprar o DVD.

sábado, 1 de dezembro de 2007

2 meses e 3 semanas...

...e cada dia que passa exiges mais atenção.
Já palras bastante e gostas mesmo é de conversa e brincadeira.
Dormes 9 horas a cada noite e eu vou dando graças por este feito!
Para ti, a espreguiçadeira não é local para dormir. Serve sim para brincar, para esperar um bocadinho pela mamã enquanto prepara o teu leitinho ou enquanto esperas que tome banho. Ficas lá de pouco agrado aquando das refeições dos papás, porque o que querias mesmo era saber o que se passa em cima da mesa! Detestas quando te dá o sono e ainda estás na espreguiçadeira. Aí, se estivermos para sair é fácil, os papás transferem-te para o ovinho e inicias o teu sono de 1/2 hora. Agora quando é mesmo para ficar por casa, só no colinho é que te deixas dormir e a muito custo. Pois dormir, para ti, é um desperdício de tempo, ah pois é!
Queres conhecer todos os cantinhos da casa e a sua respectiva descrição. Tarefa feita pelo papá, nos momentos em que a mamã aproveita para fazer alguma coisa por aqui.
És uma bebé deliciosa, muito esperta e espevitada!

Crosta láctea

De há uns tempos para cá apareceu-te a inestética crosta láctea.
Comprámos um champô específico, aplicamos-te óleo de amêndoas doces várias vezes ao dia (o que faz com que o teu pouco cabelinho fique todo colado à cabeça), e retiramos as pelinhas com um pente de bebé.
Espero que não alastre muito, pois vai-me custar ver-te com as crostas na cabecinha toda.

O banho Parte II

Pois é, com as sugestões dadas, vamos continuar a fazer o que sempre fizemos! Parece que estamos a ter o procedimento correcto.
Banhinho à noite, antes de cada mamada!
Obrigada pela partilha da vossa experiência.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Coincidências...

... à parte, ou não!

Faz hoje um ano em que me apareceu o período pela última vez, foi esta a data em que começámos a contar as tuas semanas de gestação!
Hoje, um ano depois comecei a tomar a pílula!

E ainda dizem que não há coincidências...

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Banho.

(A Eva num dos seus banhos de espuma)

Uma das minhas dúvidas e que me esqueço sempre de perguntar ao Pediatra da Eva é acerca do banho.
Dou-lhe dia-sim, dia-não. Como ela tem a pele muito seca e ainda não anda propriamente pelo chão, adoptei esse sistema.
Agora, a dúvida prende-se com o espaço entre mamadas. Tento dar-lhe sempre antes de mamar, cuja hora nem sempre é a mesma. Umas vezes é por volta das 9h, outras por volta das 11h, portanto não há hora certa...
Tenho receio de lhe dar ao fim de uma/duas horas após mamar e ela ficar mal disposta com a digestão (ela mama e toma suplemento).
E vocês? Como fazem? Inundem-me a caixa de comentários com a vossa experiência!

Ao fim...

... de dois meses e meio, finalmente levei a minha pessoa à obstetra.
Foi uma festa!
A alegria dela por finalmente conhecer a Eva, a minha alegria por a reencontrar e saber que está tudo OK comigo.
Em conversa veio à baila o nome da parteira que cuidou de trazer a Eva ao mundo e a opinião é mútua! É das melhores que alguma vez poderei encontrar. Elogiou o meu "Arraiolos". A marca que a maldita episiotomia me deixou ficou muito bem, reflexo da grande experiência que a Sra parteira tem. O que a Dra. não achou muita piada (e eu? Acha que achei?) foi terem-me suturado já a sangue frio. Se fosse ela a fazer isso não tinha acontecido... pois, mas foi tudo tão rápido que não deu tempo para chegar a horas! (Ainda me lembro da expressão de desilusão que fez quando chegou e eu já tinha parido).
Parabenizados mil vezes pela linda bebé que temos! É sempre bom ouvir isso claro! (e baba, mais baba...)
Pílula prescrita e indicações para lá voltar ao fim de 6 meses para fazer uma Citologia.
Parabéns dados novamente, pela forma física. Pois é, dos 15,500gr que aumentei, 15 kg já lá vão... (tal como disse anteriormente).
Disse-lhe que já estava com o peso que tinha mas não com a forma... Ah pois é! Ela riu-se...

desafios...

Desafiados pela Luazinha a ditar os nossos 7 desejos, ficámos encalhados num só. O verdadeiro e único desejo para este Natal.
Poderíamos enumerar 1001 outros, de carácter material, mas parecem-nos demasiados secundários, tais como, trocar de carro, fazer obras na casa que temos arrendada, que o construtor desta casa viesse finalmente fazer as reparações que há tanto aguardamos, partir a 3 para aqueles destinos que tanto queremos visitar, uns aumentos de ordenado que implicasse mais um dígito, enfim...
O que realmente desejamos é que a operação da piolha corra muito bem e que a recuperação seja o mais pacífica possível.

É o nosso único desejo.

Aniversário.

Já vos acontece ir a uma festa de anos em que o aniversariante não tem qualquer protagonismo? E o mesmo não se importar com isso?
Foi o que aconteceu no passado dia 24. O avô paterno fez 57 anos, mas as atenções estavam todas viradas para a piolhita.
A família juntou-se e alguns elementos ainda não a conheciam, passaram o tempo todo a olhar e brincar com a pequenita, o avô babado até brincou com a situação dizendo que agora já ninguém lhe liga, que quem deveria ter direito a colinho nesse dia era ele... eh eh eh.

A melhor dieta do mundo é...

... ter um filho!
Pois vejamos, perder 15 kg em dois meses é bestial, tendo em conta que foram necessários 9 meses para os ganhar...
(geralmente é ao contrário, ou estou enganada?)
Já visto a minha roupa pré-gravidez quase toda. Embora esteja com uma barriguita e os seus amigos pneus...

Cirurgia.

Tal como previsto não foi possível adiar a data da tua cirurgia. Possivelmente o Natal é passado no hospital...
A mamã vai lá ficar contigo 24 horas por dia. Só de pensar que não poderia lá passar a noite andava angustiada, mas afinal a mamã vai lá dormir contigo, meu anjinho.
Está para breve, dou por mim a desejar adormecer e acordar só em 2008, quando tudo tiver passado.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

2 meses, 2 semanas e 2 dias.


Hoje é o dia "2".
Como aconteceu no dia "1", é dia de festa! Festejamos dois meses, duas semanas e dois dias de vida, em que nos enches os olhos de orgulho por termos uma bebé tão doce!!!
Continuas com as tuas 8-9 horas de sono nocturno, bebes o teu leitinho e depois queres dormir mais duas horas. O resto do dia é marcado por curtos períodos de sono (20-30 minutos) e muita brincadeira. Queres atenção a 100% enquanto estás acordada, o que me deixa sem tempo para organizar as coisa cá de casa... Só mesmo quando o papá está é que consigo, pelo menos, arrumar a cozinha, organizar a tua roupa e fazer as refeições, o resto só mesmo contigo deitada na espreguiçadeira a choramingar, a reclamar por atenção...
Para onde vás és exemplar!
Quer sejam restaurantes, cafés, consultas, passeios tu portas-te lindamente. Gostas da "volta", pois claro! Também não tinhas a quem sair se não gostasses.
Definitivamente não gostas da máquina fotográfica preta da mamã (aquela que tira melhor as fotografias), só de olhares para ela franzes o sobrolho e não há sorriso que saia da tua carinha. Sorte a nossa que engraças-te com a máquina cinzenta, se não o teu álbum estaria cheio de fotografias com um ar zangado...
Não gostas nada de esperar pela maminha.
Não gostas do barulho do computador o que faz com que os posts no teu blog sejam quase semanais.
Não gostas de estar muito tempo no mesmo sítio. Chegas, espalhas o teu charme e toca a sair para te dares a conhecer ao resto do mundo!
Adoras dormir com a mamã, aproveito as manhãs em que o papá não está para te deitar ao meu lado. Nem é preciso adormecer-te. Olhas para mim, dás um sorriso daqueles que me deixam babada e com a chucha na boca adormeces agarrada à minha mão.
Adoras o teu banhinho, quando estás dentro de água sentes-te relaxada e até já dás ás perninhas o que faz com que a água salte para fora!
Adoras adormecer ao colo agarrada a um dedo ou à roupa dos papás! Boa técnica filha, pois se te quisermos deitar sentes que há algo a fugir-te das mãos...
E tantas outras coisas que não sei bem onde as foste aprender! São técnicas desenvolvidas por ti para controlares o comportamento dos papás perante a tua pessoa.
Tu dominas...

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

9...

...horas de sono (quase) seguidas! Deitamos-te ás 00.h, acordas-te lá para as 5 e tal a rabujar, mas com a chucha pegaste no sono novamente até às 09.h. Linda bebé! Acho que o gorro que o papá insistiu em colocar-te para dormires, fez com que tivesses mais soninho (ou estarias a fazer ronha na caminha?) Seja como for, podes repetir muitas vezes, sim?

Cresces dia para dia! As roupas para 3 meses, já te servem, embora ainda um pouco largas, mas de comprimento estão óptimas.
Os dias de chuva chegaram, tivemos sorte com o Verão, que foi ameno, sorte com o Outono, que até agora mais parecia Primavera, mas a chuva faz falta e eis que chega para nos trocar as voltas! Acabaram-se os passeios à beira mar, que tão bem nos fazia, as esplanadas... e agora fica a questão, para onde ir passear, nesta terrinha sem nada?

Esta semana temos consulta com o cirurgião, desta vez na Estefânia. A mamã vai falar com ele para vermos se não é possível adiar a data que ele apontou para proceder à tua cirurgia, é que passar o teu 1º Natal no hospital não era de todo o que os papás queriam...

Hoje comprámos o nosso 1º presépio. A mamã nunca tinha feito porque não tinha encontrado um que gostasse. Mas ao passar por uma loja, viu este e adorou. O papá diz que só vai durar este Natal, pois para o ano que vem tu vais desfazê-lo em cacos. A ver vamos!





terça-feira, 13 de novembro de 2007

Medidas.

Para que fique registado, aos 2 meses e 3 dias:
Pesas 4560 gr,
medes 57 cm,
e a tua cabecinha mede: 37,5 cm

Estás crescida piolha!

Vacinas, 2 meses.

Hoje foi dia de vacinação. Já previas que algo te ia acontecer pois mesmo antes de entrar par o gabinete da enfª já choravas baba e ranho. Estavas aborrecida porque querias dormir, ficaste ainda mias depois de te despir para ires à balança, sossegaste no meu colo mas por pouco tempo. Quando a agulha te picou ouvi um choro como nunca tinha ouvido, nem naqueles dias de cólicas horríveis... E o meu coração, apertadinho, como me doeu também!
Até à enfª lhe estava a custar voltar a picar a outra perninha. Choravas , engasgavas-te, voltavas a chorar. No fim a enfeª pegou-te ao colo e deu-te miminhos, pediu-te desculpa pela maldade e comentou com a mamã que detestava fazer aquilo aos bebés.
Só de pensar que para o mês que vem há mais... até me arrepio!

Veio-me à memória algo que tinha prometido a mim mesma não pensar muito, para não sofrer por antecipação - a tua operação.
Como reagirás às dores enormes que sei que vais sentir no pós operatório?

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Curiosidades.

Então não é que ao fim de dois meses, descobriste um novo amigo? Alguém que dormiu todas as noites a olhar para ti...

Tu descobriste-o no sábado, ainda não eram duas da manhã... e dormir? Pois com esta nova descoberta só adormeceste para lá das 2,30h...

E agora assim que te deitamos, mesmo já a dormir, tu acordas e olhas para o coelhinho!
Que amizade esta que tu arranjaste...

sábado, 10 de novembro de 2007

2 meses.

Faz hoje dois meses em que as nossas vidas ficaram mais ricas. O nosso mundo está mais colorido, pleno de felicidade e amor.
Nasceste há dois meses a cada dia que passa há a descoberta de um novo sentimento, a cada gesto teu os nossos corações enchem-se de mais e mais alegria, és a nossa razão de viver!
Quando estava grávida, pensava no porquê de ter esperado tanto pela maternidade. Chegava a dizer : "nem sei porque esperei tanto..." Agora digo que ainda bem que esperei, agora estou mais matura e confiante. Sinto que estou mais "capaz" de te transmitir valores que há dez anos não os tinha.
O amanhã ninguém o conhece, mas tenho esperança de que tu e a tua geração venham mudar o mundo em que vivemos.
Tenho tantos planos para nós, quero-te proporcionar ao máximo uma infância feliz, quero que a tua adolescência seja reflexo dessa infância, não te quero privar de nada, não te quero impedir de fazer seja o que for, quero que sejas tu a tomar as rédeas da tua vida, escolhendo os caminhos correctos. Para isto esforço-me para que sejas feliz todos os dias.

Fotografias.

Ainda não as contei, mas são às centenas as fotos que já te tirámos, Eva.
Os papás estão a preparar uma surpresa para os avós. O teu presente de Natal será um album digital. Eles vão ficar babadíssimos!
TIAS: Nada de abrir a boca lá por casa, sim? A surpresa tem que ser em grande!

Cólicas.

Definitivamente e futebolísticamente falando "em equipa vencedora não há mexidas".
Pois estou a falar da solução para acabar (ok, acalmar...) as tuas cólicas.
Estávamos desconfiados de que não gostavas muito do leite que te dávamos como suplemento.
Decisão: mudar de marca!
Resultado: Choros intermináveis, quase a roçar os gritos, sons que os papás já nem se lembravam de que eras capaz de fazer.
A mamã... stressada! Tu, minha bebé... cheia de dores.
Não te demos mais daquele leite, voltamos a comprar o Nan Transit.
E agora fica a questão: o Infacol estará a fazer efeito? Bom, o que é certo é que a combinação Infacol + Nan Transit está a resultar, por isso nem nos atrevemos a fazer mais experiências nos próximos tempos!

Serra.

No fim-de-semana passado fomos visitar os bisavós paternos à Serra da Estela. Adoraste a viagem! Portaste-te à altura de uma verdadeira princesa. As viagens foram tranquilas, as noites foram excelentes!
Por falar em noites, há cerca de uma semana para cá que dormes uma média de 7-8 horas seguidinhas! Boa filha!
A viagem ainda nos proporcionou uma breve passagem por Coimbra, onde pudeste "brincar" com o afilhado dos papás. Não gostamos de perder pitada do crescimento dele, por isso à mínima oportunidade rumamos até lá.
Os ares da Serra fizeram-te bem, até vinhas com "outras cores", apesar do frio que apanhámos, o que fez com que a mamã tivesse receio de uma nova constipação, o frio não te fez mal.
Ah! E dormiste com os papás, o teu berço não coube no carro (que chatice). Que noites tão boas aquelas em que estivemos enroladinhas uma na outra!

Este post!

Em relação a este post, a Joana M, e a Cristina acertaram!
A Luazinha claro que sabia a que sitio me referia, foi lá que nos conhecemos!
Estava a falar de Cabo Verde, Ilha do Sal!

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Baba no masculino.

Segundo o papá, chegar a casa às 05 da manhã, depois de um turno cansativo, encontrar a princesa a acordar para mamar, pegar-lhe ao colo e ela derreter-se em sorrisos para ele... é de babar!
A Eva adora o pai, eu posso estar na maior das brincadeiras e conversetas com ela, mas se ele chega perto não há mais mamã! Ri-se, emite uns sons (que ele adora repetir) e já têm uma cumplicidade enorme.
Para além de ser a cara chapada do pai, parece-me que há por ali o início de uma aliança para me pregar partidas (o pai é muito brincalhão). Estou feita!

Curiosidades.

Hoje a Eva não tirava os olhos do meu cabelo...
Motivo? Fui cortar e estiquei os caracóis!
Pois ela, menina como é, feminina como aparenta vir a ser, adorou o penteado!
De vez em quando até dava uns sorrisinhos.
E a mamã... babada...

E amanhã...

...os doidos dos meus papás vão-me levar a passear outra vez!
Claro que eu passeio todos os dias, mas pouco saio da santa terrinha.

Vou passear para longe, dizem eles, eu já fui ao Algarve, já fui a Coimbra, mas agora vou visitar os meus bivós à Serra da Estrela. Eles são muito porreiros, vieram-me conhecer quando cheguei da maternidade, agora é a minha vez de retribuir a visita.

Adoro passear, mas ainda vou pensar bem se, desta vez, vou proporcionar boa viagem aos papás, tal como tenho feito... humm será que eles merecem?

Ouvi a minha mamã dizer que quase que é preciso um atrelado para levar todas as coisas! Bolas, sou tão pequenina, não se referiam de todo ás minhas coisas.

Finalmente deixei a minha mamã tirar uma fotografia ao meu sorriso, hi hi, ela bem tentava mas eu, quando via a máquina, deixava de fazer as gracinhas, pois no meu sorriso quem manda sou eu!

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Há precisamente...


... um ano atrás estavamos aqui.

Alguém sabe onde?
Que boas férias, comer e dormir... e praia, muita praia...

Que saudades... Já ando a pensar na próxima viagem, seja ela quando for!

domingo, 28 de outubro de 2007

No pediatra...

Na passada quinta-feira fomos ao pediatra para mostrar o resultado da ecografia que fizeste e falar sobre a consulta que tivemos com o cirurgião.
Por indicação do Sr. que te vai operar, deves fazer um antibiótico manipulado até à data da cirurgia, no entanto a mamã, quis esperar para saber a opinião do teu médico, conclusão, levei nas orelhas por ainda não o estares a tomar.
O medicamento serve para afastar uma indesejável infecção. A mamã já pediu na farmácia para o fazerem, está só à espera que esteja pronto.
Falámos também em relação à vacina da meningite, qual seria a melhor altura para a começares a tomar. Resolvemos que será por volta dos 7 meses, pois devido ao teu pós operatório, adiámos o inicio da creche para quando fizeres uma aninho. Assim, começamos a vacinação mais tarde.
Hoje estás especialmente simpática e bem-disposta, a mamã acha que é por teres dormido com ela. O papá esteve a trabalhar toda a noite e não resisti a meter-te na cama comigo. Temos que repetir! Sei que é um mau hábito, mas quero lá saber! Dou-te mais miminhos, mas também os recebo, e se não aproveitar agora, quando será? Quando tiveres 15 anos e eu pedir para dormires comigo, mandas-me dar uma volta...

O meu presente para ti também.

Ontem foi o teu dia, querido tio P.

Fizeste 27 aninhos, já estás a ficar velhote...

Estive contigo, mas não me apeteceu fazer grandes gracinhas, não estava para aí virada, no entanto queria deixar uma marca do dia de ontem aqui no meu blog, presenteando-te com uma foto minha.

Sei que o dia, para ti, foi marcado por algo triste, mas espero animar-te um bocadinho com esta surpresa. Adoro-te tio!

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Mês e meio.

A Eva foi-se pesar hoje, claro que precisou da boleia da mamã, está com 4 kg! Continua no P25, já não é de todo mau... Recomendações para continuar a tomar suplemento...
São engraçadas as observações das pessoas (sem graça nenhuma), quando me perguntavam se dava maminha, quando o fazia em exclusivo, diziam-me que bom que era, pois quando fosse alimentada a biberão o trabalho era imenso!
Pois eu acho que o trabalho não é assim tanto, parece-me que há muita boa gente que não faz nenhum, e à mínima situação em que têm que levantar o para mexer uma palha, fazem disso uma tormenta! Credo!
Trabalho tenho eu que passo 1/2 mora com ela à mama, mudo a fralda, faço o suplemento, mais 10-15 minutos para ela o beber, nova muda de fralda, sem contar com o tempo que ela demora a arrotar... que por vezes é muito! Tenho trabalho e não me queixo!
Sinto que vivo em exclusividade para ela, o que não me chateia nada, se bem que, por vezes, gostaria de ter tempo para ir cortar o cabelo (que bem preciso), para tomar um daqueles banhos de horas com direito a exfoliação, máscaras de cabelo, e massagens com os cremes... mas no entanto prefiro apanhar o cabelo com um elástico e tomar um duche rápido para poder desfrutar cada segundo da piolhita!
Eles são pequeninos por tão pouco tempo!
Deixem-me aproveitar ao máximo!

O meu presente para ti.





Hoje é dia do teu aniversário tia Raquel.


Como ainda não tenho dinheiro para te comprar um presente, pedi à mamã para por uma fotografia minha aqui no meu blog...


É o meu presente para ti!




(parece que os papás têm ali qualquer coisa para ti, ouvi-os dizer que aquele presente era para a mana do pai!)

Beijinhos grandes.


quinta-feira, 18 de outubro de 2007

1


Um mês...
Uma semana...
E um dia de ti minha linda!
Ontem resolveste presentear o papá com os teus sorrisos. Até agora tinham sido uns sorrisos tímidos, de poucos segundos, e em especial de manhã, quando te apercebias da luz que entrava pela janela, mas ontem ficaste imenso tempo a olhar para o papá e a rir... Que babado que ele está!
Presenteaste-nos com o teu aumento de peso, subiste para o P25, pelos vistos temos mesmo que continuar com o suplemento a todas as mamadas.
Por falar em suplemento, por iniciativa própria resolvi mudar de marca de leite, sempre achei que o que tinhas provocava-te ainda mais cólicas, por isso estamos a experimentar o Nan1 Transit que ajuda o transito intestinal. Já provaste por duas vezes e pareces gostar.
Parabéns minha filha, pelo dia que hoje comemoramos ......"1"......
1 mês
1 semana
1 dia...

terça-feira, 16 de outubro de 2007

A 15 de Outubro...

Ontem foi um dia importante para os papás.
Após a gravidez anterior da mamã, foi-nos aconselhado pelo departamento de genética do hospital, fazer um estudo de compatibilidade sanguínea dos papás.
Tu já habitavas o T-O da mamã, mas mesmo assim aceitámos fazê-lo.
Aquando da consulta com o cirurgião pediátrico, foi-nos questionado se teríamos feito o estudo de compatibilidade ao qual respondemos que estava em processo de estudo.
O médico, com umas pancadinhas nas costas disse-nos para quando tivéssemos o resultado em mão para voltarmos a falar com ele, e assim discutir a possibilidade de futuros bebés!
Ora posto isto ficámos deveras preocupados, mas ontem recebi um telefonema que nos fez ganhar o dia! O resultado do estudo é normal, com isto poderás ter mais manos, piolhita.
Agora fiquei com ainda mais vontade de te dar manos!

Cirurgia.

E a terra tremeu...
A nossa pequena vai ser submetida a uma cirurgia de reconstrução. Já o sabíamos desde o nascimento, mas a consulta com o cirurgião revelou-nos um quadro mais preocupante e encurtou-nos o tempo que julgávamos ter para nos preparar para essa intervenção.
Vai ser um pré e pós operatório complicado, mas a cirurgia em si não é das mais complicadas, a correcção tem que ser feita até aos 6 meses de idade e nós pensámos que seria coisa para ser feita aos 3-4 anos...
A terra tremeu aqui para estes lados, foi um balde de água fria, gelada até, que levámos num dia de calor intenso. O dia que comemorávamos o teu 1º mês, minha doce filhota.
Mas vai correr tudo bem. A mamã e o papá estão aqui para te dar todos os miminhos que irás pedir.
É interessante ver como mudamos em tão poucos segundos, o que nos deixava desesperados, perdidos, tais como as tuas cólicas que te fazem perder dias e noites a chorar, os teus sonos trocados, a tua birrinha de colinho em que nos consegues persuadir com o teu choro habitual é-nos hoje minimizado, comparando com o que sabemos que vamos passar. Mas como não vale a pena sofrer por antecipação, resolvemos viver um dia de cada vez, aproveitar ainda mais todos os teus momentos, ainda que esses façam com que te mimemos mais e com isto tornar-te na menina mais mimada do planeta!
Os teus sorrisos que já começaste a esboçar, fazem as delícias desta casa. A tua boa disposição quando te apercebes que já é dia, o teu ar sereno e angelical enquanto dormes é tudo para nós, é mais que suficiente para nos deixares nas nuvens e esquecermos o resto.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Aos 29 dias...

No último fim de semana de Setembro fomos visitar os nossos amigos a Coimbra! Foi a 1ª grande viagem da pequenita. Grande viagem porque o que se fazia em 3 horas agora demora mais de 4! Pois ela reclama pela maminha a meio do caminho, e temos que parar numa qualquer estação de serviço e servir o banquete! Ora 30 minutos de maminha, mais o tempo de arrotar (sim, porque se há dias em que arrota - e de que maneira! - ao fim de 1-2 minutos, também os há em que demora uma eternidade!), muda de fralda, perde-se pelo menos uma hora! E segue viagem.
Gostou do passeio, apesar das cólicas, das noites mal dormidas, foi um espectáculo! Os nossos amigos, que já são pais do menino mais amado (e mimado) aqui dos "tios", ensinaram-nos técnicas de massagens para aliviar as cólicas, milagrosas massagens, mas que nas minhas mãos nem sempre resultam... Foi muito bom para mim ter uns colinhos a mais, cheios de miminhos e amor para a minha princesa, consegui relaxar... (eles é que devem ter passado mal as noites - não se queixaram, mas acredito que destabilizou os sonos lá da malta!)
Pois as cólicas são a nossa maior maleita! A Eva chora desesperadamente, aliás, grita! Os pais desesperados, a querer fazer massagens e nem as gotinhas de Aero Om nos salvam... A técnica do Bebégel com o fundo cortado, para fazer a passagem do ar, também pouco resulta... Começámos o Colimil ontem, vamos ver como ela se dá. Na estreia deste novo tratamento, brindou-nos com 5 horas de choro constante, não dormiu nestas horas todas, os papás de cabelos em pé! Era 01 da manhã quando fomos para a rua, fizemos uns quantos km de carro para ela se acalmar e adormecer, remédio santo! O problema foi quando chegámos a casa e a quis tirar do ovo... Acordou e recomeçou o berreiro! Finalmente ás 02 da manhã adormeceu e deu-me a 1ª boa noite de sono! Só voltou a acordar às 07. Yupiee!!!!
É muito complicado vê-los sofrer e não os conseguir satisfazer... Que sentimento de impotência...
Já esteve constipada, aliás, ainda não está de todo curada, uma ranhocazita a chatear, alguma tosse, os habituais espirros... Ponho-lhe soro fisiológico e faço aspirações! Ela fica chateada enquanto que estou a fazer a manobra, mas depois olha para mim com um ar de quem me diz "obrigada mamã, estou tão aliviada..."
Amanhã faz um mês e vamos regressar à capital, terra natal da piolhita! Vamos a umas consultas/exames que o pediatra nos mandou fazer... Ecografia renal e vias urinárias, uma vez que a Eva teve síndrome de artéria umbilical única, e a uma consulta de cirurgia, que se o resultado for relevante, mais tarde conto, mas quase de certeza que a pequena terá de ser operada, nada de especial, mas o suficiente para nos deixar com o coração na boca.
Temos dado uns grandes passeios! Assim que o tempo permite vamos até ao Clube Náutico, apanhamos sol, aliás luz! (sim, porque ficamos à sombra, não quero de modo algum criar susceptibilidade na cabeça de algumas pessoas que possam pensar que exponho a criança ao sol!) e a brisa do mar! Essa sim, é revigorante! Sabe-me pela vida, e ela dorme o tempo inteiro.
Fomos à pesagem hoje, está com 3480g, P10 portanto, viemos com indicações de reforçar o suplemento, uma vez que só lhe estava a dar aquando ela o pedisse, o que acabava por haver dias em que nem lhe tocava. Assim vou lhe dar 2 vezes ao dia, para avaliar o crescimento. E agora tenho que terminar que ela está quase, quase a reclamar pela sua mimosa!

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

O peso.

A Eva aumentou em 2 dias 130gr...
E não foi graças ao suplemento, tenho a certeza! Pois ela acabou por rejeitar, não gostou muito do sabor. Só mamou uns 125ml em 2 dias!
Deu em vomitar, não bolsar, mas vomitar! Todo o conteúdo do estômago veio para fora 2 vezes esta noite! Valeu-lhe a maminha a seguir!
Por isso, depois de falar com a enfª, decidimos continuar com as mamadas sempre que ela queira (mesmo de hora a hora, se for necessário), e deixar o suplemento para aquelas alturas sôfregas de fome!
Estou muito mais aliviada por ela apresentar este peso! O papá é da opinião de que foi mal pesada da última vez! Achou a pesagem muito rápida e pouco precisa, o que importa agora é que, de facto, a pequena está a crescer!

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Suplemento (2ª parte)

Quero agradecer a todas que aqui deixaram o seu comentário em relação à amamentação vs suplemento, claro que as opiniões divergem, mas o meu instinto diz-me para continuar a fazer o que faço, e isto é, confiar no pediatra que escolhi para a minha filha.
Então passo a explicar a nossa rotina, dou-lhe maminha SEMPRE que ela quer! Durante os 20-30 minutos que o pediatra sugeriu. Se ela continua com aqueles ataques de fome, aí sim, dou-lhe o suplemento, 30ml! Se quiser mais, dou-lhe mais 30ml.
Acontece que a maior parte das vezes ela fica satisfeita com a maminha, não sendo necessário o suplemento. outras vezes bebe somente cerca de 10ml e adormece, satisfeita da vida!
Vou continuar a fazê-lo, até à próxima pesagem, não quero de todo deixar de amamentar!
Amanhã voltamos à balança, que dirá se esta rotina está a surdir efeito!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Suplemento.

Este fim-de-semana foi marcado pela nossa 1ª viagem de passeio! Fomos passá-lo a Albufeira com os tios A. e P.
A nossa piolhita não estranhou em nada a viagem, mas durante a noite, pregou-me o 1º grande susto! Estava a chorar (como de costume) e queria maminha, fartou-se de mamar e num engasgo vomitou todo o leite que tinha ingerido... numa só golfada! Que susto...
De há uns dias para cá comecei a suspeitar da qualidade do meu leite! Ela mama cerca de meia hora (como recomendou o pediatra) parece que fica satisfeita, mas por vezes ao fim de 1 hora pede mais... outras vezes, quer mamar continuamente, se lhe desse 1 hora de maminha, ela aceitava... Durante a noite chegam a passar 4 horas e tenho que a acordar para lhe dar de mamar... Conclusão, hoje fomos pesá-la e só aumentou 50gr na sua 2º semana, começei a dar-lhe suplemento. Vamos ver como será a reacção dela! Ainda só provou uma vez, fez careta! Mas mesmo assim bebeu cerca de 20ml.
Continua chorona, tem dias...
Nem acredito que já tem 15 dias a minha pequenina... 15 dias e já nos virou a nossas vidas do avesso, as nossas prioridades, os nossos horários, os nossos maiores desejos, é tudo diferente!
Amamos-a cada dia mais...

sábado, 22 de setembro de 2007

19.09.2007

A Eva adora passear!
Porta-se lindamente. Ontem foi dia de visita à enfª no C.S. seguido de uma breve consulta com médica de família. Mais tarde nova consulta com o pediatra! Mas que dia! foi um veste-despe, um autêntico strip para aquela gente toda e não é que gostou? Presenteou-os a todos com os seus xixis quando não tinha fralda! É assim mesmo filhota!
Horários regularizados ainda não os há, mas também aqui a "mimosa" (apelido carinhosamente atribuído pelo papá) está a 100% para ela, por isso há tempo para estabelecermos horários. Mas com uma regra (imposta pelo pediatra) a 1ª regra da vida dela, maminha só 20-30m. Acabam-se as mamadas de hora e meia! Quer miminhos? Só no colinho não ao peito! Dormir e chuchar na maminha são maus hábitos por isso filha, esta é a tua 1ª regra. Já a pusemos em prática e até nem tem corrido mal...
Hoje foi o 1º dia de trabalho do papá, após as férias e licença. Não vemos a hora de ele chegar para nos presentear com mais miminhos! Adoramos-te filha, cada dia mais, somos Eva-dependentes e ainda só tens 9 dias... Como será daqui a uns anos? humm mamã galinha e papá galo?
Caiu hoje o cordão umbilical!!! Viva a liberdade da barriguinha!

16.09.2007

Ajustes de horários é coisa que não se consegue fazer. É ela quem manda.
A tranquilidade que antes descrevi parece desaparecer... quando está acordada sem estar a mamar, fica a chorar, oh e se chora!!! Parece que lhe arrancam a alma. Perco a calma, choro também!
Dou-lhe maminha, fora de horas e ela acalma - consequência: desregulam-se os horários! Espero que seja uma fase, rápida e passageira!
Queria começar a sair com ela, dar uns passeios, nem sei como o fazer.
Amanhã é outro dia...

(...)

(...) Tenho deixado passar os dias para organizar as ideias. As emoções estão ao rubro è tudo tão difícil e tão simples, tão assustador e tão compensador...
Nunca pensei que os 1ºs dias fossem tão difíceis, muito em conta pela falta de acompanhamento, apoio e assistência dados pela maternidade, mas resolvi que não vale a pena falar mais sobre isso. Devia ter feito uma reclamação, não o fiz, arrependo-me de tal. A Eva é uma bebé tranquila na medida do possível. Quando chora é a sério, se houvesse uma competição ela ficava nos 1ºs lugares!
Ainda estamos num processo de conhecimento mútuo. Tento criar um ambiente constante e tranquilo para ela, que por vezes não possível, ou porque temos que sair à rua, ou pelas inevitáveis visitas. Se resmunga um bocadinho, um miminho no colo do pai, um miminho no colo da mãe, ou uma maminha resolvem.
Por falar em pai. O meu marido surpreende-me cada vez mais. Ele trata da casa, roupa, burocracias de registo, segurança social e centro de saúde para eu me dedicar a 100% à princesinha, para poder descansar. Vê-me aflita com os pontos da episiotomia e não me deixa fazer nada que não seja prestar cuidados a nós as duas. É uma grande ajuda, obrigada Amor, obrigada papá!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

10.09.2007 O parto.

Pelas 09,35h da manhã dou entrada na maternidade com uma certeza, dali já não saio sem ser com a minha menina nos braços!
Tomo um comprimido que me ajuda a acelerar o parto, já estou com 2 dedos de dilatação e 80% do colo do útero apagado. Faço CTG que acusa algumas contracções. Saio do edifício com ordens para caminhar e voltar 20-30 minutos depois para saber se já há sala de partos disponível para mim.
As contracções regulares vieram pouco tempo depois, uma vaga para mim, no bloco de partos é que tardava.
Desesperei naqueles corredores com dores, revolta por me induzirem o parto sem ter uma sala para mim. Andava de um lado para o outro agarrada ao meu marido e ás paredes, já com uma bata vestida e quarto... nada! Só chegavam pedidos de desculpa porque "há cesarianas de urgência", ou porque "já está a sair uma mãe e vão desinfectar o quarto", ou então porque "voltou a haver uma cesariana de urgência"... E eu??? num total abandono no corredor de urgência!
Adiante, cerca das 14h, com contracções regulares de 3 em 3 minutos, e a poucos segundos de perder a cabeça e começar a gritar e insultar tudo e todos, levam para cima! Qual não é o meu espanto quando me colocam numa sala provisória a fazer CTG, já estava por tudo, queria mesmo era uma cama para me deitar, recuperar forças e começar a concentrar-me na respiração e manter a calma.
15h: Chega a anestesista.
Round2. trim trim!
Dos três pontos possíveis de injectar a analgesia não houve um em que a Sra. conseguisse colocar o catéter. Valeu-me que já estava anestesiada, senão...
Veio uma 2ª anestesista, que depois de ver a colega a tentar vezes sem conta, se ofereceu para colocar o catéter e conseguiu-o logo à 1ª tentativa! Bendita epidural, relaxei, acalmei-me de toda a falta de profissionalismo ali presente.
Cerca das 16,30h apareceu uma enfermeira que me fez o toque, arregaçou as mangas, lamentou o facto de não estar numa sala de partos, mas já estava em fase de expulsão, por isso "mãos à obra", improvisou todo o espaço, desde a mesa para observação da menina à esterilização do espaço envolvente. Finalmente tinha encontrado uma mulher despachada sem medo de trabalhar.
O meu marido, sempre ao meu lado, emocionado com a eminente chegada da filha. Uns quantos puxões, e já se via a cabeça, trazia uma circular no pescoço - nada que atrapalhasse a experiente enfª, outros tantos puxões, e às 16,45, nasceu a Eva, com um apgar de 9-10, 3020gr e 47,50cm.
Não foi como tinha sonhado, senti-me esquecida naqueles corredores, senti-me privada de cuidados básicos, mas quando vi a minha filha, ultrapassei tudo.
O meu anjo finalmente ao meu lado.
A felicidade é imensa, indescritível!

Nasceu

A nossa Eva nasceu!
A 10.09.2007 a nossa vida mudou, ficámos mais ricos, mais completos.
A felicidade é crescente, respira-se amor nesta família.
Os primeiros dias foram difíceis, as dúvidas mais que muitas, e os receios também. Aos poucos vai-se ganhando confiança e tudo vale a pena!
Não tenho tido tempo para actualizar o blog, mas não quero deixar de agradecer a todos os que aqui deixaram mensagens de boas-vindas à nossa princesa!
Fui escrevendo em papel, antes que a memória pregasse alguma partida e me esquecesse de alguns pormenores, assim que for possível vou transcrever para aqui.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

E agora...

... vamos para a maternidade...



A cegonha enviou-me um e-mail, parece que está a chegar... Vou-me despachar para não a fazer esperar! (Ela tem mais bebés para entregar...)

Faz 2 anos!

Um dos dias mais felizes das nossas vidas!


sábado, 8 de setembro de 2007



Qual quê? Ainda cá estamos na versão 2 em 1!

Nem caminhadas, nem escadas... chego à conclusão que a garota gosta mesmo é de acção! Quanto mais me mexo, mais sossegadita ela fica! Bem, eu gostava mesmo que ela se antecipasse a dia 10, mas também é engraçado constatar que este é o último fim-de-semana. Para o próximo, estaremos num namoro pegado com a nossa princesa!

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Estou...

... sem paciência...
Sem vontade de sair...
Com os pés inchados...
Com a cara inchada...
Com muito calor...
A um dia da DPP é que tinham que me aparecer os inchaços e o mau feitio? Falta-me a paciência...
Hoje pouco me faltou bater num funcionário da Tesouraria das Finanças! Coitado! Dizia-me que eu não tinha posto o Artº no documento (e eu a tentar dizer-lhe onde estava), o que o salvou foi a barrigona que não me deixou chegar mais à frente no balcão, mesmo assim ainda consegui esticar-me ao máximo, para fazer ver ao rapazote onde se encontrava o Artº que ele julgava perdido... Que nervos... (é melhor não sair mesmo de casa!)
A Eva está diferente, sinto que agora sim, ela tem pouco espaço...
O papá diz-lhe muitas vezes para ela vir ter com ele... mas a piolha não se comove... vá lá filhota, para não ser preciso induzirmos o parto.
Tenho muita sorte no homem que escolhi para ser meu marido, e agora papá da Eva. Há pouco ele dizia-me ao menos se ela já tivesse nascido, agora estava a mudar-lhe a fralda, pois isto de estar de férias em casa nunca foi o nosso forte, e ele gostaria de estar a passar estes dias com a filhota no colinho. Espera querido, está quase!
Tenho dormido estupidamente bem, como é possível? Será o meu organismo a queimar os últimos cartuchos? Para além das vezes em que me levanto para ir à WC, como é normal, volto para a cama, para num sono profundo, nem me lembro se sinto fome, como era habitual!
Tenho estado com uma constipação daquelas... que felizmente parece começar a dar tréguas... Não era muito bonito a Eva conhecer a mamã na sua versão ranhosa!

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Em 1º lugar aqui também, no BabyBoom, coisa que não comove em nada a piolhita. A caminhada de ontem resultou mais em fazer doer os pés e coluna do que propriamente indicar o caminho de saída à garota. Pelas contas da DUM fazemos hoje as 40 semanas, data que depois foi corrigida para daqui a três dias! Sinceramente, nunca pensei chegar tão longe na contagem...

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Setembro...

Setembro será sempre o mês desta família!
Foi o mês em que nos casámos, será o mês em que a Eva irá nascer!
Um mês de festa, portanto...

Vamos lá ver é se não festejamos tudo no mesmo dia!

No rescaldo da consulta de ontem, onde verificámos que continuo com o colo permeável a um dedo, mas já apresento um apagamento de 50%, ou seja, já está favorável para o parto, o toque desta vez já me custou um bocadinho mais... viemos para casa com indicação para fazer muitas caminhadas, subir muitas escadas... ou seja, cansarmos a piolha, para que ela se farte e venha cá para fora!

Coisa certa é que tem renda paga até dia 09.09, pois na segunda-feira, 10 de Setembro, tem ordem de despejo! Se ela não se antecipar e fizer as suas malinhas antes dessa data (nesse dia, que somente por mero acaso é o dia em que os papás irão festejar o 2º aniversário de casamento!) iremos ter com a nossa obstetra ao hospital onde procederemos à indução do parto.

Por isso, resta-nos curtir esta última semaninha, se bem que há alturas em que gostava de poder tê-la cá dentro mais uns mesitos. A família está ansiosa e o papá não vê a hora de lhe poder pegar ao colo.

*********************************

Estamos em 1º Lugar no BabyBlogs!!! Como é que foi acontecer isto tão rapidamente?

Estas 3 mamãs estão com o mesmo tempo de gestação. Por isso estamos todas em 1º! (Piolha, tens que corrigir a barrinha!)