CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

O regresso e Natal.

24.12.2007
Regressámos a casa!
Ao fim de 8 dias no hospital tiveste alta!!!
Estás óptima, do ponto de vista clínico, os pontos a sarar muito bem, e tudo a funcionar correctamente! Não viemos mais cedo por causa dos antibióticos, que tiveste que tomar!
Chegámos à nossa casinha e a avó já tinha tudo preparado para o nosso regresso! Foi chegar e jantar!
Estávamos cansados, muito cansados!
O papá pelo stress de andar cá e lá quase todos os dias, pelo acidente...
Tu, bebé, por tantas interrupções no teu soninho, pelo ambiente que não te era familiar.
E eu... bem eu cá me fui arranjando, dormia num cadeirão que até reclinava, com a roupa que trazia vestida (não podia vestir pijama), comia à pressa sempre com medo que acordasses e começasses uma choradeira daquelas! Com o coração apertadinho por ainda não ter falado em condições e a sós com o papá, para saber como ele estaria em relação a tudo o que lhe aconteceu!
Acabado o jantar, abriram-se os presentes, e pouco depois estávamos na caminha! Uiii uma almofada!
Adormeceste e dormiste a noite toda! Acordaste de manhã para beber o teu leitinho e cama outra vez... mais umas 5 horas! Estávamos com sede de cama e sossego!
Não foi, de todo, o Natal que imaginei para nós! O teu 1º Natal!
Mas o que é certo é que antes este, em que não te apercebes das coisas do que, um mais tarde em que te marcasse para sempre!
Para o ano será melhor!

domingo, 30 de dezembro de 2007

Acidente :(

22.12.2007
Estávamos nós desejosas que o papá terminasse o trabalho, se pusesse ao caminho para nos vir ver quando recebo uma chamada do papi.
Estava a lamentar não poder ir ter connosco nesse dia, que se tinha aleijado no trabalho... Num dedo...
"tens para aí um dedo partido não?" perguntei eu, no meu tom de voz mais prático e falsamente despreocupado!
"Quase de certeza" diz ele... "mas não te preocupes que eu estou bem e vou agora ao hospital para ver isto"
Desliguei o telemóvel com a sensação de "vem aí bomba".
Uma hora depois não conseguindo contactá-lo e estando a 160km de distância, ponho em alerta a tia e o tio, que se puseram logo a caminho do hospital.
Outra chamada... "vai ser transferido para um hospital central, ou S. José ou Sta Maria, aquilo está feio..."
Impotente, novamente com aquela sensação de vácuo, sem saber como agir e pensar! Em 1º lugar estava ali contigo, não te podia deixar! em 2º lugar sabia que a tia iria cuidar muito bem dele, e encaminhá-lo para onde fosse preciso.
O papá, 6 horas depois do acidente foi atendido no hospital de Sta Maria, encaminhado para a cirurgia plástica, com poucas perspectivas de lhe salvarem o dedo! E assim foi, perdeu parte do polegar direito. Ficou bem, não só de dor física (que neste caso é o menos importante), mas de dor psicológica recuperou muito bem. Tenho uma família de fibra!!!
Papi, vais continuar a fazer o que sempre fizeste! A tua arte está na cabeça e não no dedo que perdeste! Os teus hobbies continuarão a ser os mesmos e os teus desenhos estarão sempre a ganhar qualidade.

Últimas - parte II.

22.12.2007
Com 6 dias de hospital começamos a nos habituar à rotina.
Dia 18 foste para o bloco... Toleraste bem o jejum que começaste às 00h. Pouco passava das 9h quando te levei, ao colo, para o bloco operatório, custou-me mais entregar-te do que o tempo de espera da cirurgia. Só por volta das 12,45h me chamaram para o recobro.
Estavas bem, a cirurgia tinha corrido muito bem! E segundo a médica que te operou, das malformações que existem do tipo da tua, esta é das mais simples!
Durante as horas em que estivemos à espera, fui invadida por um vazio, um vácuo... Não consegui pensar me nada, não senti nada, parece que as emoções ficaram suspensas, num plano inatingível, superior ao que nos encontramos. Tivemos a visita dos nossos grandes amigos, que estão sempre lá, onde e quando é preciso. Ajudou, em muito, o tempo a passar!
Quando entrei no recobro, estavas a acordar, assustada e a chorar, não de dor porque estavas sedada, mas de medo do que te rodeava, máquinas, tubos, sonda, mãos ligadas... e fome!
Dei-te muitos miminhos, molhei-te a chucha em água com sacarose, para te confortar. Em breve tínhamos alta do recobro e estaríamos na enfermaria para poderes descansar. (Não foi necessário ir aos cuidados intensivos passar o resto do dia).
Dormiste toda a tarde e noite, somente acordavas quando estavas incomodada com o barulho que uma mãe insistia em fazer.
É assim, filha, há pessoas que não conseguem ter respeito pelos próprios filhos, quanto mais pelos filhos dos outros... Adiante.
Nos últimos dias sentes-te incomodada com os pontos. cada vez que temos que tocar neles ficas com dor ou receio que a dor volte. Mas já está a melhorar e toleras muito mais essas mexidas, que são mesmo inevitáveis.
Voltaram as cólicas, ontem à noite queixaste-te muito de dores de barriga. A mamã fartou-se de avisar que só te davas com o teu leite, mas a cozinha de leites não aceitou a lata que trouxemos porque estava aberta (abriram-na aqui na enfermaria... logo no 1º dia) e tens bebido o leite do hospital. É mais saboroso, mas faz-te tão mal! Hoje o papá vai tentar resolver a situação trazendo 2 latas do teu leitinho. (quando escrevi isto nem imaginava o que ainda estava para vir...)

Últimas!

17.02.2007
Demos entrada no serviço de cirurgia ontem, mas só hoje começaram as manobras de preparação para a cirurgia.
És uma menina exemplar, deixas que te tirem sangue, que te puncionem as veias para o soro e medicação. Choras um pouco, mas minutos depois já presenteias toda a gente com os teus sorrisos e boa disposição.
És a mais novinha do serviço. À excepção da menina que partilha a enfermaria contigo, todos os outros já andam.
Amanhã é O dia. O dia pelo qual tanto tenho esperado e angustiado. Vais ficar entregue a uns senhores todos vestidos de verde, a mamã contou-te que são os gnomos mágicos do Natal. Vivem na floresta encantada onde se avistam mil e uma estrelas cadentes. Eles vão cuidar bem de ti.
Tens te portado muito bem, filha. Comes, brincas com a mamã e o papá, reconheces os teus brinquedos que te acompanham no berço, dormes o quanto te deixam dormir. Há sempre outras crianças a passear no corredor, os passos das enfermeiras, os choros (aqui ao lado fica a unidade de queimados...)
Há um ar de angustia em cada pai e mãe que aqui estão. Não se podia esperar outra coisa. São crianças acidentadas, queimadas, com cancro e até as há que já têm alta médica mas por segurança das mesmas, as assistentes sociais não autorizam a sua saída... Todas elas já passaram ou vão passar pelo bloco operatório.
Custa-nos muito cá estar. Prometi-te que não vacilava à tua frente. Desculpa filha, por ter quebrado essa promessa. Hoje de manhã acordei particularmente sensível e não consegui conter as lágrimas. Mas todo o pessoal que aqui trabalha tem ajudado a superar esta angustia. Basta vê-los a cuidar de ti com tanto carinho e dedicação. Agora dormes tranquila no berço ao meu lado. A partir da meia-noite começas a dieta zero.
E amanhã será outro dia!

sábado, 15 de dezembro de 2007

Mais picas e consulta de anestesia.

Ontem picaram-te pela 2ª vez nesta semana. Desta vez para te tirar sangue. Gostei imenso das manobras anti-dor feitas na Estefânia. Pensos anestésicos... nem sabia que existiam! Pelos vistos podem ser aplicados com 1 hora de antecedência no caso de tirar sangue e com 2 horas de antecedência para as vacinas. Isto de viver na província tem destas coisas... Não somos esclarecidas pelos profissionais de saúde que temos ao dispor. Já me podiam ter dado a conhecer e assim tinha minimizado o sofrimento da dor das vacinas... adiante!
O teu sangue foi para análise, a tua cirurgia está incrivelmente próxima e era mesmo necessário saber se está tudo ok.
Amanhã vamos para o hospital, para o quartinho que vamos ocupar por uma semana. Espero que as pessoas que irão partilhar o quarto connosco sejam porreiras, assim ajuda o tempo a passar.
Com a consulta de anestesia, não consegui tirar as dúvidas, aliás, a médica quis foi despachar, porque hospitais públicos é mesmo assim, apinhados de crianças (infelizmente).
Mas tivemos uma reunião com uma enfermeira que foi um anjo. Explicou-me quase todas as questões em que tinha dúvidas, restando apenas umas quantas para o cirurgião, essas serão feitas quando já estivermos internadas.
Será uma intervenção de 2 a 3 horas... A mamã e o papá vão-te acompanhar ao bloco operatório e no recobro, quando acordares, a mamã estará lá para te dar miminhos. Depois, mediante a tua recuperação, viremos para casa ao fim de 4-5 dias.
A nossa cabeça anda a mil, parecemos umas baratas tontas! E infelizmente, apesar do esforço que fazemos, tu começas a aperceber-te que algo vai acontecer, reflectindo-se no teu comportamento. Estás muito assustadíça, choras com muito mais frequência e intensidade. Estranhas mesmo as pessoas conhecidas, choras ao olhar para elas. Sentimos-te nervosa e lutamos para te transmitir tranquilidade. Parece que pouco estamos a conseguir...
Já fiz a nossa mala, aliás tivemos direito a mala nova, pois as que tinha cá em casa eram todas pequenas. Está cheia de coisas tuas, poucas minhas, alguns brinquedos teus também e muitos, muitos miminhos e beijinhos que lá pus, para que nada te falte.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Vacinas.

Foi só uma pica, que pouco te deu. Choramingaste por um instante, mas desta vez foste forte e passou logo a dor. Talvez fosse pela presença do papá, não quiseste mostrar o teu lado vulnerável.
Fomos almoçar à casa dos vovós e mais uma vez choraste no colo deles. Oh pah, filha, assim não! Vá lá tens mesmo que te habituar a eles piolha! Hoje tens desculpa, pode ser que estivesses aborrecida pela vacina...
Ao contrário do que se passou na última vacinação, até agora não fizeste febre. Andas um pouco mais dorminhoca, só isso!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

A música.

Esta é a música que nos tem perseguido.

Em telemóveis, no carro, no café, enfim está em todo o lado!
Talvez por isso já a conheces tão bem que quando começamos a cantarolar tu tentas imitar! Olha só!

3 Meses e Aniversário.

Hoje a vovó materna faz anos! Fomos-lhe entregar o presente, se bem que o melhor presente és mesmo tu, segundo as palavras da própria. Estava linda, como sempre, toda arranjadinha, ia almoçar com uns amigos.

Tu, princesa, fazes 3 meses! Se o teu 1º mês foi complicado para os papás, o mesmo não se aplica aos outros dois. Parece impossível a velocidade em que o tempo passa. Por vezes, ao olhar para ti, tenho vontade de parar o tempo. Ficar contigo a desfrutar a tua meiguice e doçura. Passo 24 horas contigo e acho pouco, demasiado pouco neste mundo que insiste em viver a correr. Como o tempo passa depressa...

Há um ano atrás eras uma sementinha dentro de mim, sem eu saber da tua existência, mas rezando para que lá estivesses. Hoje, realizado o nosso sonho, somos mais felizes.

sábado, 8 de dezembro de 2007

eh eh eh

Para que fique registado, hoje a dois dias de fazeres 3 meses, dobraste o riso pela 1ª vez.
Estavas ao colo do papá e a mamã começou a dar-te beijinhos, nisto começaste a dobrar o riso numas gargalhadinhas deliciosas! Oh que orgulho sentimos nós. Há sempre algo novo a cada dia que passa.
Andas numa fase, espero eu que seja curta, de estranhar os colos. No momento em que te apercebes que não é a mami ou o papi a quem estás encostada, desatas num berreiro que só visto...
Um dia destes os papás deixaram-te na casa da avó para irem às compras, a verdadeira intenção é de te ires habituando à casa e ás pessoas, pois é lá que vais ficar até ires para o infantário. Pois o período que estiveste sem os papás não chegou a uma hora. Assim que saímos de carro, choraste tanto que a avó ficou perplexa sem saber bem o que fazer para te acalmar. Julgámos que seria fome, embora ainda fosse cedo para comer (e tu até és bem certinha com os horários da paparoca).
Tinhas os olhinhos tão vermelhos de tanto chorar!
Dois dias depois a avó veio cá a casa para cuidar de ti enquanto a mamã passava a ferro e arrumava a casa. Pois então... Queriassss... Ao colo dela não querias estar, choraste tanto filha, que a mamã não conseguiu fazer nada até adoptarmos um sistema de colocar no regaço da avó uma camisola minha (que tivesse o meu cheiro), e só assim acalmaste e adormeceste.
Tive a prova de que no outro dia o que sentiste foi a nossa falta e não fome! Como isso me parte o coração.
Como será quando for trabalhar? Tens que te habituar ao colinho da avó, querida!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O Natal...

... é passado em casa!
Hoje a mamã recebeu uma chamada da parte do teu cirurgião.
A operação foi antecipada.
O papá não achou muita piada, pois queria mais tempo para se mentalizar, agora a mamã ficou contente, assim arrumamos o caso quanto antes.
Não gosto de ter tempo para me preparar, nunca gostei. As melhores vitórias na minha vida foram assim, fruto de antecipações ou improvisações. Sou uma pessoa que quando é para fazer alguma coisa tem que ser feita na hora, nada de planos e esquemas muito pensados.
Faço as coisas de cabeça quente e até hoje não me tenho dado mal.
A tua cirurgia é mais cedo, portanto. Rezo para que a tua recuperação seja um flash!
O meu colinho, os meus miminhos vão-te ajudar. Sou o teu porto de abrigo e vou lá estar a 200% para ti, para minimizar a tua dor.
Vou chorar, sei que me irei abaixo, mas nunca ao pé de ti, prometo.
Vai ser uma semana difícil para todos nós, papás, família e amigos, mas que irá passar tão depressa quanto uma estrela cadente.
E um dia vou-te ensinar, que aquela estrela que corre no céu, um dia correu por ti. Foi um anjinho, lá de cima, que te enviou magia na forma de luz, para que então estivesses aqui, ao pé de nós. E de cada vez que olhares para uma, é sinal que mais um menino está a receber essa luz mágica para que fique para sempre junto dos papás.
Teremos um Natal lindo, o teu primeiro Natal! No quentinho da nossa casa, juntinhos aos que mais nos amam.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

E ainda dizem...

... que estar de licença de parto são umas férias...
Quantas de nós já ouvimos a célebre frase: "Então agora ficas 5 meses de férias!"
Pois claro! Férias!!!
Se eu estivesse de férias, não estaria a ficar "esquecida" das coisas...
Hoje o papá chamou-me pelo nome. Quando ele o faz, aí vem boa...
"Mariana, chega aqui sff".
Qual não é o meu espanto quando vejo o biberão da minha filhota no caixote do lixo!!! Depois disso, lembro-me perfeitamente de o pôr lá convencidíssima de que o estava a colocar no local correcto...
Férias... pois bem!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Pois é no que dá andar a fazer testes, descobrem-se coisas como esta! hummm pode ser... até nem é mentirinha nenhuma...

Já agora, assim como nem quer a coisa, gosto da personagem mas detesto abelhas!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

O teu soninho.

Hoje dormiste 10 horas seguidinhas!
Ah pois é, piolhita tu sabes o que é bom fazes o favor de dormir bem para a mamã andar descansada!
Tens feito uma média de 7-8 horas, mas nestas últimas noites foram cerca de 9...
Hoje presenteaste-me com 10 deliciosas horinhas de sono...
Claro que eu já estava acordadíssima, de um lado para o outro a ver se acordavas...
És delíciosa baby!

Baby Talk

The secret Language of Babies.
No Sábado, ao fazer zapping parei no programa da Oprah. Estavam a falar de bebés...
Priscilla Dunstan descobriu a linguagem secreta dos bebés.
Há 5 palavras que eles nos podem dizer antes de começar o choro. Essas palavras são meros reflexos que todos os bebés têm. Usam-nas para comunicar connosco, alertando-nos para o que os está a incomodar. Uma vez ignoradas eles deixam de as pronunciar, visto que não obtêm qualquer resposta por parte das mamãs, por volta dos 3 meses de idade!
"eh" - arroto
"owh" - sono
"neh" - fome
"eairh" - gases
"heh" - fralda
Vejam mais no site da Oprah, é incrível!
E aqui onde se pode comprar o DVD.

sábado, 1 de dezembro de 2007

2 meses e 3 semanas...

...e cada dia que passa exiges mais atenção.
Já palras bastante e gostas mesmo é de conversa e brincadeira.
Dormes 9 horas a cada noite e eu vou dando graças por este feito!
Para ti, a espreguiçadeira não é local para dormir. Serve sim para brincar, para esperar um bocadinho pela mamã enquanto prepara o teu leitinho ou enquanto esperas que tome banho. Ficas lá de pouco agrado aquando das refeições dos papás, porque o que querias mesmo era saber o que se passa em cima da mesa! Detestas quando te dá o sono e ainda estás na espreguiçadeira. Aí, se estivermos para sair é fácil, os papás transferem-te para o ovinho e inicias o teu sono de 1/2 hora. Agora quando é mesmo para ficar por casa, só no colinho é que te deixas dormir e a muito custo. Pois dormir, para ti, é um desperdício de tempo, ah pois é!
Queres conhecer todos os cantinhos da casa e a sua respectiva descrição. Tarefa feita pelo papá, nos momentos em que a mamã aproveita para fazer alguma coisa por aqui.
És uma bebé deliciosa, muito esperta e espevitada!

Crosta láctea

De há uns tempos para cá apareceu-te a inestética crosta láctea.
Comprámos um champô específico, aplicamos-te óleo de amêndoas doces várias vezes ao dia (o que faz com que o teu pouco cabelinho fique todo colado à cabeça), e retiramos as pelinhas com um pente de bebé.
Espero que não alastre muito, pois vai-me custar ver-te com as crostas na cabecinha toda.

O banho Parte II

Pois é, com as sugestões dadas, vamos continuar a fazer o que sempre fizemos! Parece que estamos a ter o procedimento correcto.
Banhinho à noite, antes de cada mamada!
Obrigada pela partilha da vossa experiência.