CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

O peso.

A Eva aumentou em 2 dias 130gr...
E não foi graças ao suplemento, tenho a certeza! Pois ela acabou por rejeitar, não gostou muito do sabor. Só mamou uns 125ml em 2 dias!
Deu em vomitar, não bolsar, mas vomitar! Todo o conteúdo do estômago veio para fora 2 vezes esta noite! Valeu-lhe a maminha a seguir!
Por isso, depois de falar com a enfª, decidimos continuar com as mamadas sempre que ela queira (mesmo de hora a hora, se for necessário), e deixar o suplemento para aquelas alturas sôfregas de fome!
Estou muito mais aliviada por ela apresentar este peso! O papá é da opinião de que foi mal pesada da última vez! Achou a pesagem muito rápida e pouco precisa, o que importa agora é que, de facto, a pequena está a crescer!

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Suplemento (2ª parte)

Quero agradecer a todas que aqui deixaram o seu comentário em relação à amamentação vs suplemento, claro que as opiniões divergem, mas o meu instinto diz-me para continuar a fazer o que faço, e isto é, confiar no pediatra que escolhi para a minha filha.
Então passo a explicar a nossa rotina, dou-lhe maminha SEMPRE que ela quer! Durante os 20-30 minutos que o pediatra sugeriu. Se ela continua com aqueles ataques de fome, aí sim, dou-lhe o suplemento, 30ml! Se quiser mais, dou-lhe mais 30ml.
Acontece que a maior parte das vezes ela fica satisfeita com a maminha, não sendo necessário o suplemento. outras vezes bebe somente cerca de 10ml e adormece, satisfeita da vida!
Vou continuar a fazê-lo, até à próxima pesagem, não quero de todo deixar de amamentar!
Amanhã voltamos à balança, que dirá se esta rotina está a surdir efeito!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Suplemento.

Este fim-de-semana foi marcado pela nossa 1ª viagem de passeio! Fomos passá-lo a Albufeira com os tios A. e P.
A nossa piolhita não estranhou em nada a viagem, mas durante a noite, pregou-me o 1º grande susto! Estava a chorar (como de costume) e queria maminha, fartou-se de mamar e num engasgo vomitou todo o leite que tinha ingerido... numa só golfada! Que susto...
De há uns dias para cá comecei a suspeitar da qualidade do meu leite! Ela mama cerca de meia hora (como recomendou o pediatra) parece que fica satisfeita, mas por vezes ao fim de 1 hora pede mais... outras vezes, quer mamar continuamente, se lhe desse 1 hora de maminha, ela aceitava... Durante a noite chegam a passar 4 horas e tenho que a acordar para lhe dar de mamar... Conclusão, hoje fomos pesá-la e só aumentou 50gr na sua 2º semana, começei a dar-lhe suplemento. Vamos ver como será a reacção dela! Ainda só provou uma vez, fez careta! Mas mesmo assim bebeu cerca de 20ml.
Continua chorona, tem dias...
Nem acredito que já tem 15 dias a minha pequenina... 15 dias e já nos virou a nossas vidas do avesso, as nossas prioridades, os nossos horários, os nossos maiores desejos, é tudo diferente!
Amamos-a cada dia mais...

sábado, 22 de setembro de 2007

19.09.2007

A Eva adora passear!
Porta-se lindamente. Ontem foi dia de visita à enfª no C.S. seguido de uma breve consulta com médica de família. Mais tarde nova consulta com o pediatra! Mas que dia! foi um veste-despe, um autêntico strip para aquela gente toda e não é que gostou? Presenteou-os a todos com os seus xixis quando não tinha fralda! É assim mesmo filhota!
Horários regularizados ainda não os há, mas também aqui a "mimosa" (apelido carinhosamente atribuído pelo papá) está a 100% para ela, por isso há tempo para estabelecermos horários. Mas com uma regra (imposta pelo pediatra) a 1ª regra da vida dela, maminha só 20-30m. Acabam-se as mamadas de hora e meia! Quer miminhos? Só no colinho não ao peito! Dormir e chuchar na maminha são maus hábitos por isso filha, esta é a tua 1ª regra. Já a pusemos em prática e até nem tem corrido mal...
Hoje foi o 1º dia de trabalho do papá, após as férias e licença. Não vemos a hora de ele chegar para nos presentear com mais miminhos! Adoramos-te filha, cada dia mais, somos Eva-dependentes e ainda só tens 9 dias... Como será daqui a uns anos? humm mamã galinha e papá galo?
Caiu hoje o cordão umbilical!!! Viva a liberdade da barriguinha!

16.09.2007

Ajustes de horários é coisa que não se consegue fazer. É ela quem manda.
A tranquilidade que antes descrevi parece desaparecer... quando está acordada sem estar a mamar, fica a chorar, oh e se chora!!! Parece que lhe arrancam a alma. Perco a calma, choro também!
Dou-lhe maminha, fora de horas e ela acalma - consequência: desregulam-se os horários! Espero que seja uma fase, rápida e passageira!
Queria começar a sair com ela, dar uns passeios, nem sei como o fazer.
Amanhã é outro dia...

(...)

(...) Tenho deixado passar os dias para organizar as ideias. As emoções estão ao rubro è tudo tão difícil e tão simples, tão assustador e tão compensador...
Nunca pensei que os 1ºs dias fossem tão difíceis, muito em conta pela falta de acompanhamento, apoio e assistência dados pela maternidade, mas resolvi que não vale a pena falar mais sobre isso. Devia ter feito uma reclamação, não o fiz, arrependo-me de tal. A Eva é uma bebé tranquila na medida do possível. Quando chora é a sério, se houvesse uma competição ela ficava nos 1ºs lugares!
Ainda estamos num processo de conhecimento mútuo. Tento criar um ambiente constante e tranquilo para ela, que por vezes não possível, ou porque temos que sair à rua, ou pelas inevitáveis visitas. Se resmunga um bocadinho, um miminho no colo do pai, um miminho no colo da mãe, ou uma maminha resolvem.
Por falar em pai. O meu marido surpreende-me cada vez mais. Ele trata da casa, roupa, burocracias de registo, segurança social e centro de saúde para eu me dedicar a 100% à princesinha, para poder descansar. Vê-me aflita com os pontos da episiotomia e não me deixa fazer nada que não seja prestar cuidados a nós as duas. É uma grande ajuda, obrigada Amor, obrigada papá!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

10.09.2007 O parto.

Pelas 09,35h da manhã dou entrada na maternidade com uma certeza, dali já não saio sem ser com a minha menina nos braços!
Tomo um comprimido que me ajuda a acelerar o parto, já estou com 2 dedos de dilatação e 80% do colo do útero apagado. Faço CTG que acusa algumas contracções. Saio do edifício com ordens para caminhar e voltar 20-30 minutos depois para saber se já há sala de partos disponível para mim.
As contracções regulares vieram pouco tempo depois, uma vaga para mim, no bloco de partos é que tardava.
Desesperei naqueles corredores com dores, revolta por me induzirem o parto sem ter uma sala para mim. Andava de um lado para o outro agarrada ao meu marido e ás paredes, já com uma bata vestida e quarto... nada! Só chegavam pedidos de desculpa porque "há cesarianas de urgência", ou porque "já está a sair uma mãe e vão desinfectar o quarto", ou então porque "voltou a haver uma cesariana de urgência"... E eu??? num total abandono no corredor de urgência!
Adiante, cerca das 14h, com contracções regulares de 3 em 3 minutos, e a poucos segundos de perder a cabeça e começar a gritar e insultar tudo e todos, levam para cima! Qual não é o meu espanto quando me colocam numa sala provisória a fazer CTG, já estava por tudo, queria mesmo era uma cama para me deitar, recuperar forças e começar a concentrar-me na respiração e manter a calma.
15h: Chega a anestesista.
Round2. trim trim!
Dos três pontos possíveis de injectar a analgesia não houve um em que a Sra. conseguisse colocar o catéter. Valeu-me que já estava anestesiada, senão...
Veio uma 2ª anestesista, que depois de ver a colega a tentar vezes sem conta, se ofereceu para colocar o catéter e conseguiu-o logo à 1ª tentativa! Bendita epidural, relaxei, acalmei-me de toda a falta de profissionalismo ali presente.
Cerca das 16,30h apareceu uma enfermeira que me fez o toque, arregaçou as mangas, lamentou o facto de não estar numa sala de partos, mas já estava em fase de expulsão, por isso "mãos à obra", improvisou todo o espaço, desde a mesa para observação da menina à esterilização do espaço envolvente. Finalmente tinha encontrado uma mulher despachada sem medo de trabalhar.
O meu marido, sempre ao meu lado, emocionado com a eminente chegada da filha. Uns quantos puxões, e já se via a cabeça, trazia uma circular no pescoço - nada que atrapalhasse a experiente enfª, outros tantos puxões, e às 16,45, nasceu a Eva, com um apgar de 9-10, 3020gr e 47,50cm.
Não foi como tinha sonhado, senti-me esquecida naqueles corredores, senti-me privada de cuidados básicos, mas quando vi a minha filha, ultrapassei tudo.
O meu anjo finalmente ao meu lado.
A felicidade é imensa, indescritível!

Nasceu

A nossa Eva nasceu!
A 10.09.2007 a nossa vida mudou, ficámos mais ricos, mais completos.
A felicidade é crescente, respira-se amor nesta família.
Os primeiros dias foram difíceis, as dúvidas mais que muitas, e os receios também. Aos poucos vai-se ganhando confiança e tudo vale a pena!
Não tenho tido tempo para actualizar o blog, mas não quero deixar de agradecer a todos os que aqui deixaram mensagens de boas-vindas à nossa princesa!
Fui escrevendo em papel, antes que a memória pregasse alguma partida e me esquecesse de alguns pormenores, assim que for possível vou transcrever para aqui.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

E agora...

... vamos para a maternidade...



A cegonha enviou-me um e-mail, parece que está a chegar... Vou-me despachar para não a fazer esperar! (Ela tem mais bebés para entregar...)

Faz 2 anos!

Um dos dias mais felizes das nossas vidas!


sábado, 8 de setembro de 2007



Qual quê? Ainda cá estamos na versão 2 em 1!

Nem caminhadas, nem escadas... chego à conclusão que a garota gosta mesmo é de acção! Quanto mais me mexo, mais sossegadita ela fica! Bem, eu gostava mesmo que ela se antecipasse a dia 10, mas também é engraçado constatar que este é o último fim-de-semana. Para o próximo, estaremos num namoro pegado com a nossa princesa!

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Estou...

... sem paciência...
Sem vontade de sair...
Com os pés inchados...
Com a cara inchada...
Com muito calor...
A um dia da DPP é que tinham que me aparecer os inchaços e o mau feitio? Falta-me a paciência...
Hoje pouco me faltou bater num funcionário da Tesouraria das Finanças! Coitado! Dizia-me que eu não tinha posto o Artº no documento (e eu a tentar dizer-lhe onde estava), o que o salvou foi a barrigona que não me deixou chegar mais à frente no balcão, mesmo assim ainda consegui esticar-me ao máximo, para fazer ver ao rapazote onde se encontrava o Artº que ele julgava perdido... Que nervos... (é melhor não sair mesmo de casa!)
A Eva está diferente, sinto que agora sim, ela tem pouco espaço...
O papá diz-lhe muitas vezes para ela vir ter com ele... mas a piolha não se comove... vá lá filhota, para não ser preciso induzirmos o parto.
Tenho muita sorte no homem que escolhi para ser meu marido, e agora papá da Eva. Há pouco ele dizia-me ao menos se ela já tivesse nascido, agora estava a mudar-lhe a fralda, pois isto de estar de férias em casa nunca foi o nosso forte, e ele gostaria de estar a passar estes dias com a filhota no colinho. Espera querido, está quase!
Tenho dormido estupidamente bem, como é possível? Será o meu organismo a queimar os últimos cartuchos? Para além das vezes em que me levanto para ir à WC, como é normal, volto para a cama, para num sono profundo, nem me lembro se sinto fome, como era habitual!
Tenho estado com uma constipação daquelas... que felizmente parece começar a dar tréguas... Não era muito bonito a Eva conhecer a mamã na sua versão ranhosa!

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Em 1º lugar aqui também, no BabyBoom, coisa que não comove em nada a piolhita. A caminhada de ontem resultou mais em fazer doer os pés e coluna do que propriamente indicar o caminho de saída à garota. Pelas contas da DUM fazemos hoje as 40 semanas, data que depois foi corrigida para daqui a três dias! Sinceramente, nunca pensei chegar tão longe na contagem...

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Setembro...

Setembro será sempre o mês desta família!
Foi o mês em que nos casámos, será o mês em que a Eva irá nascer!
Um mês de festa, portanto...

Vamos lá ver é se não festejamos tudo no mesmo dia!

No rescaldo da consulta de ontem, onde verificámos que continuo com o colo permeável a um dedo, mas já apresento um apagamento de 50%, ou seja, já está favorável para o parto, o toque desta vez já me custou um bocadinho mais... viemos para casa com indicação para fazer muitas caminhadas, subir muitas escadas... ou seja, cansarmos a piolha, para que ela se farte e venha cá para fora!

Coisa certa é que tem renda paga até dia 09.09, pois na segunda-feira, 10 de Setembro, tem ordem de despejo! Se ela não se antecipar e fizer as suas malinhas antes dessa data (nesse dia, que somente por mero acaso é o dia em que os papás irão festejar o 2º aniversário de casamento!) iremos ter com a nossa obstetra ao hospital onde procederemos à indução do parto.

Por isso, resta-nos curtir esta última semaninha, se bem que há alturas em que gostava de poder tê-la cá dentro mais uns mesitos. A família está ansiosa e o papá não vê a hora de lhe poder pegar ao colo.

*********************************

Estamos em 1º Lugar no BabyBlogs!!! Como é que foi acontecer isto tão rapidamente?

Estas 3 mamãs estão com o mesmo tempo de gestação. Por isso estamos todas em 1º! (Piolha, tens que corrigir a barrinha!)

domingo, 2 de setembro de 2007

3º lugar

Estamos em 3º lugar no Baby Boom, ainda há tão pouco tempo estávamos tão longe!



39 semanas


Estamos a 6 dias da DPP e sem pitada de sinal de que a piolhita queira sair do seu confortável ninho...
Nada de rolhão mucoso, nada de contracções (se bem que acusou no CTG na passada semana).
Anda é muito mexida! Pensei que para o fim os movimentos seriam em muito menos quantidade, mas parece que não se aplica aqui à piquena! Ora são cabeçadas na bexiga, ora espeta os pezinhos do lado direito da barriga! As costas notam-se muito bem, ora do lado esquerdo, mais tarde do direito, isto é uma festa!
Contagem dos movimentos? Não faço! Simplesmente ainda não senti necessidade de tal, pois ela mexe-se tanto!
Na ecografia que fiz na passada 5ª feira, ficámos a saber que a Eva já pesa cerca de 3kg! Boa filha!
Ganhei um andar novo! Pareço um pinguim de pezinho ao lado! De resto nada de maleitas da gravidez, continuo sem inchaços de pés (ok, incham um bocadinho, mas quase que nem se nota), nada de azia, ainda me baixo sem problemas ainda bem que não perdi a mobilidade! A única coisa que me começa a chatear é a garganta, mas amanhã vou à médica e se for necessário peço a medicação para ficar a 100% para a chegada da nossa princesa!