CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

No supermercado...

"A senhora tem prioridade nesta caixa, quando aqui chegar diga ás pessoas que tem à sua frente para a deixarem passar... sabia que se for ás finanças ou outros serviços pode passar à frente? a minha colega quando foi entregar o IRS passou à frente de toda a gente... estava grávida naquela altura e ninguém disse nada! Ela tinha prioridade!"
... e depois de um extenso comentário destes, o que dizer? Que só agora aos 9 meses de gravidez é que passo a ser reconhecida como grávida? Que até me pedem para deixar passar porque "são só estas coisinhas"... Ainda estive para dizer que talvez fosse a minha última vez ali com esta barriga, mas para quê dar-me ao trabalho? Apenas lembrei que ela é que devia de ter atenção para as pessoas que se encontram na fila... porque respeito pelos prioritários, simplesmente não há. Ao qual ela me respondeu "sabe, eles ás vezes levam a mal se nós deixamos passar"... depois desta... não comentei mais (para quê), paguei, agradeci e fui-me embora!

Literalmente... de molho!

Praínha... boa!!! A água estava quentinha, como ainda não a tinha apanhado este ano! Sem ondas, parecia uma daquelas montagens dos filmes... em que se vê perfeitamente de que se trata de um lago artificial... era assim que estava hoje o meu mar! Aqui a je esteve de molho...



Amanhã chegam os meus queridos amigos com o nosso afilhado! Que saudades, nem parece que estiveram cá há menos de 2 meses... tal é a vontade de os ter por perto! Tenho pena que existam 300 e tal km a dividir-nos, mas haja sempre a boa vontade de nos visitarmos! Façam boa viagem queridos, tragam somente boa disposição, e esse bebé grande para eu mimar ainda mais!

e...

... para registar... que esta semana tive um encontro muito especial!

Becass, adorei rever-te!

Quando vieres a Portugal temos que repetir!
Quem sabe se os papeis não estarão invertidos? Tenho fé que sim!

Muita sorte para ti, querida! Tudo de bom!
(já te mandei as fotografias!!!)

38 semanas...

... e parece que estamos somente com 28!
Sinais de parto??? Nada... Estamos bem e acho que é para continuar...

Moro em "cima" da praia e há mais de 20 dias que não meto lá os pés... sim, eu sei que é um pecado... Até porque reconheço que nos outros anos, passo a semana a planear o fim-de-semana, em que uma visita á praia é obrigatória... mas este ano não me apetece...

Vejamos então:
1º facto, adoro dormir na praia... e deitada de lado não me dá muito jeito!
2º facto, adoro as praias de acesso difícil... pois está claro que a barriguita não me permite essas aventuras!
3º facto, adoro o sossego, os sons do mar... mas, mês de Agosto=praias cheias e muito ruidosas! (ao menos se pudesse descer as falésias agarrada ás rochas!)
4º facto, a bexiga cheia a toda a hora.... sem comentários!!!

Mas quero ver se queimo os últimos cartuchos esta semana, com a minha mana, que também é a última semana de férias dela! Sim, porque não me atrevo a ir sozinha...

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Às 37 sem. 5 dias

Ontem foi dia de mais uma viagem à maternidade... Conforme o combinado, fui fazer nova avaliação do estado do líquido amniótico, CTG e o 1º toque.
Pois parece que estamos com o colo do útero permeável a 1 dedo, o CTG ainda não acusa contracções relevantes, tudo muito no início, portanto...
As moínhas no fundo da barriga e rins começam a ser mais frequentes, isto do corpo humano é mesmo incrível... É tão curioso sentir as pequenas alterações que se vão sentindo (dolorosas, ok) os ossos de toda a zona da bacia doem, parece que levei porrada! E os lábios? tenho uma boca de peixe... sinto-me toda inchada mas muito feliz, pois já falta pouco para ter a minha piolha aqui, ao meu colo.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

O quarto da Eva.

Com o quarto finalmente pintado, já posso por as fotos!
Não está totalmente concluído, faltam pequenos detalhes.

Escolhemos estas cores por se adaptarem bem a menina e menino, sabe-se lá se um dia não terei um rapaz... e se assim for, basta prolongar a barra azul, diminuindo a quantidade de rosa!

O cortinado fui eu que o alterei, cosi umas florzinhas, e com as mesmas decorei o candeeiro... (umas fraldas de pano ambém...) Uma pessoa tem que inventar o que fazer quando está em casa...


37 semanas.

Faltam poucos dias para te conhecer, e parece que ainda não me capacitei dessa realidade. Faço um esforço para me imaginar numa rotina de fraldas, noites mal dormidas, mamadas, choros e não consigo prever como será. Talvez esta seja a receita para este estado tranquilo em que me encontro, sem ansiedade, a vontade de te ter aqui nos braços é muita, naturalmente, mas inconscientemente esse dia parece estar ainda muito longe.
Quando as pessoas me abordam com as tradicionais afirmações de que "está para breve" e "deves estar muito ansiosa", reflicto se não estarei a ser demasiado inconsciente ao ponto de não estar preparada para o teu nascimento e tudo o que isso implica...
Sempre fui assim... Nunca me preparei com muita antecedência para as etapas que a vida me propôs, sempre agi de de maneira a ter que improvisar no acto, e quando as decisões tomadas revelam ser as mais acertadas, fico feliz por não ter dispensado muito tempo a analisar os prós e contras.
Posto isto, e por saber que a maternidade é algo que se aprende no dia-a-dia, por mais livros que se leiam, por mais reflexões à priori que se façam, nada nos prepara verdadeiramente, encontro-me feliz por não estar constantemente a reflectir de como irá ser.
Claro que tenho dúvidas, medos... muitos... Sei que vou errar em determinada altura... Mas acima de tudo tenho que confiar no meu instinto e acreditar que serão etapas conquistadas! A três!

sábado, 18 de agosto de 2007

Aniversário.

Alguém é servido?
Hoje é o dia em que comemoro a minha ultima paragem na casa dos 20! Parece que foi há dias que comemorei os meus 18 anos... já lá vão mais 11 em cima e a juntar a uns cabelos brancos, resultado de uns tempos controversos, tenho a dizer que sou uma pessoa de sorte! Tenho a minha Eva quase a nascer, um marido fantástico, amigos fabulosos! Que mais posso desejar? Tenho ganho muitas batalhas, embora tenha sofrido com demasiados golpes, mas é o preço a pagar para que, quase secretamente, possa me orgulhar do que já consegui!
Fica uma fatia de bolo, para cada um de vós... E uma taça de champanhe... (já que eu não posso beber...).

sexta-feira, 17 de agosto de 2007



Ontem foi dia de brincar com a barriguita da mamã!

O papá pegou na minha maquilhagem e esteve a desenhar bonequinhos... O mais engraçado de tudo foi a vossa interacção! O papá desenhou por fora e tu desenhaste por dentro! Foi delicioso sentir-te a mexer daquela maneira, sei que estavas a gostar de receber aqueles miminhos do papá, e eu quase que adormeci...

Vamos lhe pedir para repetir a experiência? Que me dizes?

"Pintora"

Não, desta vez, não me refiro às pinturas do quarto, mas sim à minha querida "Pintora" (sim, tens direito a link e tudo!!! eh eh) Meu amor, adorámos os presentes! Que bonitos são! Obrigada querida amiga, o nosso dia ficou mais colorido após esta surpresa! Devias de ter visto a cara de espanto do M. quando viu o que escreveste no destinatário! Estávamos lá todos! Para além de ter sido o 1º presente da Eva (apesar de só ter chegado agora, sei que foi o 1º presente dela, visto ter sido comprado com poucas semanas de gestação) foi também a 1ª correspondência que a piolha recebeu.

O babygrow verde e a doce flor musical.

Obrigada, minha linda, agora é a minha vez de fazer uma surpresa... "mi aguardji"


terça-feira, 14 de agosto de 2007

Cá estamos nós, fresquinhas que nem uma alface...
Pois é, fomos ao hospital ontem e pelos vistos a piolha está mesmo bem! Confortável no seu T-0, com as fluxometrias e líquido muito bons, no P50, a Placenta Grau II, por isso está boa e recomenda-se! Ao fazer o CTG, obrigou-me a estar sempre a mudar de posição, pois ela aproveitou esses minutinhos de descanso também... dorminhoquita! ( eu também queria..), viemos embora com uma carta da minha Obstetra para voltarmos lá para a semana, para novo CTG, e uma nota para uma colega me fazer nova ecografia.

Até já estava contente com a ideia de ter mais uma Leoazinha cá em casa... parece que vem mesmo uma Virgem! ;)

Ah, na eco, a médica disse: "Olha... está com o narizinho para cima..." e sorriu! (o pai diz que nisso saí à mãe :0)

domingo, 12 de agosto de 2007

A garota anda a explorar a saída!
É que já começa a doer...

Mais uma semana se passou e eu, cada vez mais, fico com a sensação que estive a hibernar...
Meu Deus!!! como os dias passam...

Amanhã é dia de a irmos ver! Vamos cedinho... Já comecei com os stresses, talvez seja por isso que ela não para quieta!
Se eu já não ando a dormir nada de jeito, imagino esta noite! (também escusavam de fazer uma rave 2 noites consecutivas aqui mesmo ao lado!!! é que foi a bombar até ás 07 da manhã! Não há paciência!)

sábado, 11 de agosto de 2007

Ainda não escolhi o pediatra que irá seguir a Eva. Tenho boas referências de dois que cá vêm de 15 em 15 dias! Durante a semana que vem, tenho que ligar para as clínicas, e saber as datas em que dão consultas e se há disponibilidade para aceitar uma nova criança!

Não tinha conhecimento de que já se pode ter acesso ao resultado do teste do pezinho... Sempre me fez um bocado de confusão este sistema... Se estivesse tudo bem os pais não eram informados... Mas como é que tínhamos a certeza de que a colheita tinha lá chegado? E que o teste tinha sido realizado? Agora sim!

36 semanas...

... Chegámos ás 36 semanas! Ena, ena! Em tão pouco tempo esta data, que parecia estar a anos-luz, chegou... Para mim sempre foi a semana de "conforto", se a piolha quiser nascer já não vou stressar!
Já começaram as noites realmente más! A posição para dormir... As dores nas ancas, os braços dormentes, as pernas dormentes... não consigo ficar mais que 6-7 horas na cama. O resto do sono é feito ao longo do dia no sofá!
Cada vez sinto mais os movimentos dela no fim da barriga, dá ideia que já está encaixada nos ossos, e esses? Uiiiiiii que dores! Até me apanha as virilhas! A moínha do período também cá continua...
Portanto, estamos numas 36 semanas de plena preparação para o parto, todo o corpo se vai transformando! 2ª feira vamos à consulta! Vamos ver a piolha!

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Pintor...

... Não minha amiga, não és tu, querida Teresa Pintor!

1º facto: O quarto da Eva começou a ser pintado na 3ª feira.
2º Facto: O pintor veio em horário pós-laboral.
3º facto: Foi tudo devidamente isolado, as caixas das tomadas e interruptores retirados! Muito bem!
4º Facto: Só foi dada a 1ª demão... já eram 20h e ele tinha que sair, para além do facto de que a tinta tinha que secar até dar a 2ª demão!
5º Facto (em jeito de questão): será que são precisas mais que 48 horas para a tinta secar???

Acabei de receber um telefonema do maridão,
-" Então e o pintor? apareceu?"
-" Achas?" respondo eu.
-" Ponho-lhe os baldes à porta e não quero já saber do fulano"
-" Então e quem dá a 2ª demão?"
-" Pois...."

Se há coisa que me enfurece é a incompetência das pessoas!
Se por alguma razão o rapazola não podia comparecer aos compromissos, custava alguma coisa fazer um telefonema? Que nervos!!!!

CS

Estamos a ser seguidas numa médica no particular, longe "prá xuxu", não que aqui não hajam obstetras mas porque já existe uma simpatia muito grande com a médica em questão! Mas isto de ser seguido em consultórios tem muito que se lhe diga... pois vejamos, cada vez que tenho que fazer análises tenho que ir para o Centro de Saúde, implorar que me passem as credenciais... E como estou grávida, foi-me "imposto" o seguimento nas consultas de Saúde Materna, pois a minha médica de família, assim, teria acesso a todo o meu percurso... Está bem, está bem! Eu papo essas secas, até porque nem tenho nada para fazer.
Bem, desta vez só precisava mesmo das credenciais para as análises... Descubro que a minha médica está internada e quem irá assegurar o trabalho dela será o marido, médico no mesmo CS, por sinal...
Pois onde é que meteram os meus papeis? Estive um montão de tempo à espera!!! Eram pastas para aqui... pastas para acolá... e nada para mim... Eu já soprava, elas coitadas, desesperadas à procura até que os encontraram no gabinete do Sr. Dr!
Para a próxima vou para um hospital particular! Tenho seguro de saúde, que não o aproveito para nada... Ai vou, vou!
É um descanso... no dia das consultas faço as análises na hora, fazem-se as ecografias no mesmo lugar... é um descanso... para o corpinho e para a carteirinha também!

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Cólicas

e mais cólicas.

Hoje fui presenteada com umas cólicas horríveis... não me parece que tenham sido provocadas pelo almoço, pois quando começaram ainda não tinha acabado de comer. Estava a ver que tinha que pegar nas coisinhas rumar ao hospital, mas finalmente passaram!

Já começo é a ter aquela-moínha-do-período, não todos os dias, mas quando vem, chateia! Já me tinha esquecido do incómodo, como é bela a maternidade, sem preocupações com métodos contraceptivos, sem pensos higiénicos nem tampões... que liberdade! Agora que a moínha começa a aparecer... indício que o final se aproxima, veio-me à lembrança de que daqui por um mês (sim a DPP é 8.9.2007) vou ter que voltar aos incómodos que o incómodo provoca!

terça-feira, 7 de agosto de 2007

E às 35 semanas...

... estamos assim, redondinhas...

Com uns lindos 12kg a mais.
Cheias de soninho...
E ao minuto seguinte cheias de genica.
Muito dadas ao sentimento...
a mamã farta-se de chorar por tudo e por nada e a piolha dá uns pontapés para consolar.
E os últimos retoques no quartinho dela estão a ser feitos...
Falta a 2ª demão de tintas e o berço (que só deve chegar depois dela nascer).

domingo, 5 de agosto de 2007

O kit...

... da Criopreservação das Células Estaminais já chegou! Pensamos muito se deveríamos ou não fazer, apesar dos custos nesta altura do campeonato, pesou mais na consciência o facto de um dia necessitar e não o ter feito! Por isso, falámos com a família mais próxima e vamos todos juntos fazer uma "vaquinha" para a Eva...

Já tenho a confirmação de que no dia 13 vamos ter com a nossa médica ao hospital! Foi uma querida em nos receber no dia de serviço na maternidade. Desta vez sempre poupamos os 90€ da ecografia, os 80€ da consulta, fora as despesas com o combustível, portagens e refeições... sempre se poupam 250€ no mínimo... (já dá para a "vaquinha"...)
Após a consulta de anestesia marcada para esse dia, ligamos-lhe a dizer que já estamos no hospital, ela já terá falado com uma colega que nos irá fazer uma ecografia para avaliar a quantidade de líquido amniótico e as fluxometrias, depois seguimos para o CTG, e finalmente, com os resultados todos na mão, temos uma consulta com ela! Aí resolvemos como será o parto, mediante o resultado dos exames, ou o provocamos numa data a acordar com ela, ou, se estiver tudo óptimo, esperamos pelo parto espontâneo! Se aguardarmos pela horinha que a Eva quiser conhecer o mundo, acredito que terei que fazer viagens semanais a Lisboa para consultas e CTG's, mas já não me devo safar com as regalias do hospital... Toca a ir para o consultório da médica! Seja como for... o melhor para a nossa piolha, sempre!


sexta-feira, 3 de agosto de 2007

A pedido...

... da Maria, fica aqui a foto da minha tattoo...


Parece muito grande mas tem, no máximo, 10cm de altura!

A qualidade de imagem também não é a melhor... mas já dá para ter uma ideia como ficou... Ao contrário do que parece na imagem, os traços estão direitos...
Juro que não me doeu nada a fazer!

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

A subir...

... na barrinha do Baby Boom! Ainda com o nosso outro blog...

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Aos 38 dias...


... de distância, cá estou para registar a nossa última visita ao mundo encantado da Eva!
Fomos ontem fazer a ecografia e mais tarde a consulta com a GO. E para nossa felicidade encontrámos uma Eva mais gordinha, yupiieee, que já está quase no P50, deixando para trás as manias das dietas e o seu consequente P25!
Mas como nesta gravidez há sempre algo a contrariar... Estamos com o líquido amniótico diminuído... o que faz com que haja a possibilidade de antecipar o parto. Teremos que avaliar o estado do líquido, a fluxometria do cordão ás 36 semanas, aproveitamos a viagem para fazer o CTG e a consulta de anestesia! Depois de tudo isto, é que é decidido como será o parto, se espontâneo se provocado!
Estou a ver que as aulas de preparação para o parto já não as vou fazer... pois desde Junho que estou à espera que comece o curso e nada... É uma das desvantagens de viver na província... Mas com tantas grávidas aqui... não percebo!

Para a titi A.:
Minha querida estamos a torcer por ti a 100%! Não... a 300%. Vais ver que os sonhos são para serem realizados! E um dos teus está prestes a ser, vamos acreditar mais um bocadinho!